Nau - "NOSSA SENHORA DOS PRAZERES E SANTO ANTÓNIO, A CASTELHANA" (1696-1715)
Histórico - Em 23 de junho de 1696, ao prestar informações a autoridade colonial de que a nau seria em breve lançada ao mar considerava tratar-se da melhor nau que até então se fabricara no estaleiro da Bahia; isto na palavra do Governador D. João de Lencastro, que presidira aos trabalhos da construção. Foi seu construtor mestre Amaro Gomes Morim. A sua primeira viagem, da Bahia para o Reino, deu-se em 1696 ou 1697. Chegou a servir muitos anos na Carreira da Índia. Há textos que a consideram fragata.
Ref.: Antônio Marques ESPARTEIRO, Marinha brigantina, vol. I (naus e navetas), p.37; José Pinheiro da SILVA, A capitania da Bahia, p.271.
*
Nau - "NOSSA SENHORA DE BETENCOURT" (1700-1701)
Histórico - No mesmo ano de sua construção no estaleiro baiano, isto é, 1700, partiu para o Oriente, destinada a tomar parte na reconquista de Mombaça. Foi seu comandante nessa viagem Antônio de Saldanha de Albuquerque e Castro de Mesquita Lobo de Andrade de Ribafria (sic!). Desde 9 de agosto de 1701 é notada a sua presença em Baçaim. Entretanto, pouco duraria, pois meses depois afundou em Goa durante um temporal. Rocha Pita a considerou um dos mais formosos "baixéis" que até então os portugueses haviam fabricado.
Ref.: Antônio Marques ESPARTEIRO, Marinha brigantina, vol. I (naus e navetas), p.51; Sebastião da Rocha PITA, História da América portuguesa, pp.311-312; Pedro CALMON, História do Brasil, vol. 2º, p.443.
*
Nau - "NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO OU PRÍNCIPE REAL (1701-1822?)
Histórico - Foi lançada ao mar, no arsenal da Bahia, em 1701. Tinha duas cobertas, três baterias guarnecidas com 80 peças e as seguintes dimensões:
Comprimento - 67m
Boca - 16,5m
Pontal - 12m