A Bahia e a carreira da Índia

Nau - "NOSSA SENHORA DA PIEDADE"

Histórico - Sobre a sua construção nada apuramos. O comandante Quirino da Fonseca supõe que tenha sido construída na Bahia, em data que se ignora. Serviu muito no roteiro do Brasil, além de ter feito duas viagens à Índia, em 1721 e 1723.

Ref.: Quirino da FONSECA, Os portugueses no mar, vol. I, pp.600 e segs.

*

Nau - "NOSSA SENHORA MADRE DE DEUS E SÃO FRANCISCO XAVIER" (1717-1738)

Histórico - Ao chegar ao Tejo em princípio de janeiro de 1720, vinda da Bahia, a nau "Nossa Senhora da Soledade" levava a notícia de que ia adiantada a construção da nau "Madre de Deus", no estaleiro baiano. Ao que se sabe, logo depois foi lançada ao mar. Serviu na Carreira da Índia, navegando para Goa e Macau. Há alguma confusão nas informações que conseguimos a seu respeito, talvez nascida da possibilidade de existir na mesma época outra nau homônima. Foi iniciada a sua construção, sob o governo do Vice-Rei D. Pedro Antônio de Noronha, Marquês de Angeja.

Refs.: Gazeta de Lisboa, 1755, p.263; Antônio Marques ESPARTEIRO, Marinha brigantina, vol. I, p.91; Quirino da FONSECA, Os portugueses no mar, p.552 e segs.; Sebastião da Rocha PITA, História da América portuguesa, p. 375.

Nau - "NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO E SÃO FRANCISCO XAVIER" (1723-1735)

Histórico - Foi construída no arsenal baiano, sob o governo do Vice-Rei Vasco Fernandes César de Meneses, tendo sido lançada ao mar em 21 de janeiro de 1723. Entrou no Tejo, pela primeira vez, em 1º de março de 1724. Comportava 66 peças, sendo considerada nau de guerra. Sobre a sua construção na Bahia foram levantadas algumas dúvidas, que a nossa pesquisa conseguiu agora dirimir. Assim, o comandante Quirino da Fonseca apenas supunha que

A Bahia e a carreira da Índia - Página 334 - Thumb Visualização
Formato
Texto