Nau - "NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO OU D. JOÃO DE CASTRO"
Histórico - Foi construída na Bahia em 1764, tendo servido muito tempo nas navegações portuguesas. Em 1799, ao ser reconstruída em Lisboa, é que recebeu o nome de D. João Castro. Suas dimensões eram:
Quilha - 60m
Boca - 14m
Pontal - 12m
Tinha 64 peças de artilharia. Fez parte da esquadra que trouxe a família real para o Brasil, não tendo servido à Carreira da Índia. Encontrando-se arruinada, foi-lhe vendido o casco em hasta pública realizada em 15 de julho de 1822, alcançando-se por ele 4:000$000 réis.
Refs.: João Braz de OLIVEIRA, Modelos de navios existentes no Arsenal da Marinha de Lisboa, p.A; Quirino da FONSECA, Os portugueses no mar, vol. I, p.621.
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Nau ou fragata - "NOSSA SENHORA DA GRAÇA, A FÊNIX" (1787-1819)
Histórico - Os trabalhos de sua construção na Bahia começaram a 25 de abril de 1785, tendo sido lançada ao mar a 13 de agosto de 1787, se bem que o comandante Quirino da Fonseca afirme que foi lançada ao mar em 1788. É considerada, indiferentemente, nau ou fragata. Sabe-se que tinha 46 peças, aparecendo também com os nomes de Graça Fênix ou Graça, Fênix. Suas dimensões eram:
Comprimento - 161 pés
Boca - 42 pés
Pontal - 28,2 pés
Em 1798 tinha lotação para 379 homens. Serviu em inúmeros roteiros, principalmente da África e do Brasil. Não chegou a navegar para o Oriente. Em 1819 foi queimada na Bahia, para se aproveitar