as mãos de V. Rev., como as de um excelente amigo de meu Pai e de um sacerdote verdadeiramente digno deste nome, peço licença para entregar à publicidade esta resposta por me não ser lícito guardar silêncio após a aludida publicação de S. Em. Rev. o Vigário Capitular.
Tenho a honra de ser, com o mais profundo respeito,
De V. Rev. Servo Obediente e Muito grato
J. M. da Silva Paranhos
Andaraí, 7 de novembro de 1880"
Carta a Joaquim Nabuco
"Liverpool, 4 de outubro de 1881.
Meu caro Joaquim Nabuco
Recebi em devido tempo sua amável epístola, escrita do novo clube, e acompanhada das interessantes notícias p.s. da nossa terra, do Artur Mota, Lôbo e Zezzi. Quase caí fulminado ao saber do projeto de reforma de que vocês me falam. Espero, porém, que o clube em peso se oporá energicamente a que isso se faça, e que Freischutz não deixará de sair a campo para confundir os ousados reformadores.
Não lhe escrevi logo sobre os seus negócios porque o Barão esteve ausente, em Plombières, mas aí mesmo recebeu a carta de que fui portador. Em fins do mês passado conversei com ele em Paris. Ele disse-me que respondera imediatamente a sua carta dispondo-lhe o modo por que encarava o seu projeto, e falando-lho com toda a franqueza. Entendia que como primeira base de estabelecimento em Londres você devia tratar de obter de algum jornal o lugar de correspondente, com ordenado suficiente para manter-se, embora modestamente. Quanto à diretoria de alguma companhia assegurou-me que já nisso havia pensado, mas que não era coisa que se pudesse alcançar já.
Na noite de primeiro do corrente recebi a notícia do falecimento de Clark, e logo escrevi ao Barão lembrando-lhe que ele poderia desde já obter de Picot a promessa de nomear você. Ainda não tive resposta, mas sei (e você deve estar certo disso) que o Barão é sinceramente seu amigo, e estimará imenso vê-lo na posição de sucessor do Clark, não só porque o estima, como porque deve bem compreender o valor de tal auxiliar.
Este inesperado acontecimento da morte do Clark vem facilitar muito, a meu ver, a realização de seus projetos. O Jornal não poderá dar-lhe menos de umas £600, e a posição de correspondente o habilitará a relacionar-se com o haute finance de Londres passando você a ser como era o Clark, o conselheiro natural de todas as empresas brasileiras. Se você mostrar-se homem prático, poderá em pouco tempo conquistar uma pequena fortuna, e lançar-se então de nôvo aos mares agitados da política. - Afinal a senhora sua mãe e a minha receberão do Estado