Penso que V. Ex. está informado de que prometi ao Sr..comendador Ramalho Ortigão procurar obter o concurso de um amigo meu, homem de grande instrução, ativo, que nos será sumamente proveitoso em S. Petersburgo, como secretário da comissão, para a correspondência em francês, a tradução e até a redação de artigos que devam ser comunicados aos jornais. Refiro-me ao Sr. J. Dumontier, major reformado de engenheiros do exército francês e cavalheiro da Legião de Honra. Procurei-o há dias, falei-lhe no assunto, e posso contar com esse auxiliar desde que a nossa demora na Rússia não seja de mais de um mês ou mês e meio.
Não sei se a dificuldade relativa ao local em que deve ser exposto o nosso café e a demora do Sr. Maia tornarão possível a abertura da exposição a 17 de maio (5 do calendário russo). Repito o pedido que fiz a V. Ex. de transmitir-me as notícias que a esse respeito haja recebido ou venha a receber de S. Petersburgo ou do Rio.
O ofício do Centro da Lavoura refere-se a "um plano dos trabalhos para a Exposição e propaganda do Café na Rússia", plano que, diz, me era remetido por cópia apensa ao mesmo ofício. Por esquecimento deixou de ser-me enviada essa cópia. Se, depois, V. Ex. tiver conhecimento do plano, rogo-lhe o favor de mo transmitir, ainda que em resumo. A minha nomeação de delegado do Governo foi assinada no dia 16 de fevereiro, segundo o Diário Oficial, mas não me chegou ainda às mãos. Como, porém, é isso coisa resolvida, e não tenho outras instruções além das que verbalmente recebi no Rio, vou começar a preparar a Notícia de que acima falei, e não vejo o que mais possa ir fazendo desde já, antes da chegada do Sr. Maia.
Estou provisoriamente neste Hotel com a família, e logo que nos passemos para a casa em que devemos residir, darei aviso a V. Ex.
Antes desse aviso rogo-lhe queira dirigir para aqui as suas cartas ou telegramas. Fazendo votos pelo pronto e completo restabelecimento da saúde de V. Ex. e lamentando cada vez mais que a comissão brasileira na Rússia se veja privada do auxílio das suas luzes, experiência e atividade, subscrevo-me com a mais distinta estima e consideração.
De V. Ex.
Paranhos Júnior."
Carta ao Barão de Penedo
"Paris, 18 de novembro de 84.
56 Boulevard St. Michel.
Exm. Amigo Sr. Barão.
O Nabuco disse-me que no dia 2 de dezembro anunciaria pelo cabo a Vossa Excelência o resultado da sua eleição, e que pedia a Vossa Excelência o favor de passar-me logo a notícia.
Acho que ele escolheu muito mau distrito, pois os conservadores, e o candidato que apresentam, Dr. Portela, estão muito fortes. Teria sido muito melhor recorrer ao Ceará, onde não há hoje proprietário