Rio Branco (o Barão do Rio Branco). Biografia pessoal e história política

Ofício do cônsul em Liverpool

Consulado Geral do Brasil

Liverpool, 14 de dez. de 1889.

Ilm.º e Exm.º Sr.

Pela mala do Atrato, aqui chegada ontem trazendo datas do Rio de Janeiro até 22 de novembro, recebi os Diários Oficiais da República Federativa Brasileira, mas nenhum despacho ou ordem de V. Excia. Também até esta data não tenho recebido comunicações da Legação Brasileira em Londres, de sorte que apenas pelos telegramas publicados nos jornais, e agora pela folha oficial, tenho notícia de que no dia 15 de novembro foi proclamada no Rio de Janeiro a República dos Estados Unidos do Brasil e organizado um Governo Provisório cuja autoridade foi reconhecida imediatamente em toda a extensão do território nacional.

Nos Diários Oficiais encontrei o Decreto n.º 4 de 19 de novembro relativo à bandeira, às armas nacionais e aos selos e sinetes da República, mas os desenhos a que se refere o decreto não foram publicados, de sorte que não posso desde já mandar gravar os selos que devem servir para a legalização de documentos, continuando por isso a ser utilizados provisoriamente os antigos.

As notícias políticas não são da minha competência, e a Legação Brasileira em Londres terá sem dúvida transmitido a V. Excia. os comentários da imprensa inglesa sobre os últimos acontecimentos do Brasil. É, porém, do meu dever assegurar a V. Excia. que os negociantes e armadores desta cidade e do meu distrito, relacionados com o Brasil, continuam a manifestar a mesma confiança que antes tinham nos grandes destinos de nossa pátria, e que essa confiança será sempre a mesma havendo, como desejam todos os brasileiros, paz, ordem e união entre os Estados que formam a Confederação. As expedições para o Brasil não sofreram interrupção alguma.

Tenho a honra de reiterar a V. Excia. os protestos do meu mais profundo respeito.

Barão do Rio Branco.

P. S. Inclusa encontrará V. Excia. uma carta de negociante inglês no Rio de Janeiro publicada ontem no Liverpool Daily Post.

A S. Excia. o Sr. Quintino Bocaiuva,

Ministro das Relações Exteriores."

Rio Branco (o Barão do Rio Branco). Biografia pessoal e história política - Página 510 - Thumb Visualização
Formato
Texto