Rio Branco (o Barão do Rio Branco). Biografia pessoal e história política

O nosso desejo é prender-nos o menos possível por compromissos.`

´Número 5.

Quanto à política continental:

Pensamos que o monroísmo será geralmente aceito para o fim de se declararem todos unidos no pensamento de impedir qualquer expansão colonial ou tentativa de conquista europeia neste continente, excetuado do monroísmo o caso de qualquer ocupação bélica temporária como represália, e em defesa da honra ultrajada ou de interesses legítimos de alguma nação europeia. Acreditamos que nem mesmo os Estados Unidos com os seus imensos recursos poderiam eficazmente exercer a polícia amigável ou paternal que desejariam exercer, salvo no Mar das Antilhas.

Olhando para o mapa, somos vizinhos de muitos países, mas vizinhos à moda da América, como dizia o Conde de Aranda no século 18, separados êstes povos, uns dos outros por desertos imensos. Só via Europa ou Estados Unidos comunicamos com alguns dos vizinhos.

No que diz respeito ao Brasil a nossa influência e bons ofícios de amizade só se podem exercer com alguma eficácia sobre o Uruguai, o Paraguai e a Bolívia; procurando-nos operar de acordo com a Argentina e o Chile.

Um acordo geral de todas as nações americanas é mais impossível ainda que entre as européias. O concerto europeu é formado apenas pelas chamadas Grandes Potências. Pensamos que um acordo no interesse geral, para ser viável, só deve ser tentado entre os Estados Unidos da América, o México, o Brasil, o Chile e a Argentina. Assim estaríamos bem, os Estados Unidos e o Brasil. Entrando muitos, seríamos suplantados pelo número sempre que se tratasse de tomar qualquer resolução.`

´O n.° 6, contendo certas perguntas, é reproduzido em outro despacho desta data.

Recebi a sua resposta de 8 do corrente no mesmo dia à noite. A decifração deu este resultado:

Espero saúde Vossência esteja perfeita. Os seis números recebidos. Todo trabalho tem sido feito no mesmo sentido. Julgo melhor discutir-se tudo aí que fechar a porta.

A Argentina sustenta o Peru. Trabalharei discretamente não colham pretexto ocasião discussão programa para faltarem Congresso como deixam perceber (palavra indecifrável).

Declaração Vossência monroísmo não será objeto programa mas oferece base inteligência Vossência com Root.`

Tenho a honra de reiterar a V. Ex. os protestos da minha alta estima e mui distinta consideração.

Rio-Branco.

Ao exmo. Sr. Joaquim Nabuco

Embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América."

Rio Branco (o Barão do Rio Branco). Biografia pessoal e história política - Página 535 - Thumb Visualização
Formato
Texto