corrige o que a proibição de misturar apresentava de absoluto. A estrutura mítica essencialmente simbólica - a estrutura social, da complementaridade dos encargos sacerdotais -, a estrutura mental, enfim, tudo constitui uma mesma realidade em jogo.
Epistemologia africana e sociologia do conhecimento
É verdade que tais operações são operações concretas, tendo por objeto elementos cósmicos ou sociais, e que nossos conceitos lógicos têm por objeto somente elementos abstratos, relacionados por meio de operações imaginárias. Bachelard colocou devidamente em relevo a oposição de nosso racionalismo com tudo o que a ciência arrastava consigo, no início, de imagens astrológicas ou de alquimia.(20) Nota do Autor
O que não impede que o pensamento iorubá, tal qual se desprende dos ritos do candomblé e das representações coletivas dos membros do culto, forneça modelos de operações mentais, os quais são utilizados para - se nos permitem a expressão - "domesticar" os fatos novos decorrentes da mudança de meio, e não ainda inseridos na rede das construções míticas.
Há, pois, ao mesmo tempo identidade e diferenciação entre nosso pensamento e o dos africanos da Bahia. A epistemologia nos remete, pois, para a sociologia do conhecimento, onde encontramos novamente Piaget. Para este, o engano de Comte e de Durkheim foi não terem visto na razão senão um conjunto de comunicações, de discursos, de conceitos, quando ela é em primeiro lugar um sistema de operações.