Montigny (experiente no gênero, planejador que fora das festas dadas por Jerônimo Bonaparte na Vestfália para comprazer aos súditos. Debret, por sua vez, recebeu, além da incumbência de decorar percursos régios, encomenda do pano de boca do teatro S. João e cenários do mesmo, na qualidade de cenarista oficial, cargo para ele especialmente criado.
A 12 de agosto de 1816 saíra o decreto redigido pelo conde protetor, que fundava a Escola Real de Sciencias, Artes e Officios, cuja cadeira de pintura histórica coube a Debret. Era a principal medida para manter os artistas enquanto distantes de seu país e substituir os recursos que lá dispunham. Por maiores fossem as encomendas do governo e de particulares necessitavam os missionários de subsídio fixo para despesas pessoais e supervenientes vários. Convém notar, no caso, ser caríssima a vida no Rio de Janeiro, muito mais elevada do que em muitas das principais capitais europeias. Crescera repentinamente a cidade, atraídos pela corte ádvenas das populações do interior e centros litorâneos, assim como, depois de abertos os portos, livremente afluíam para o Terreiro do Paço levas de estrangeiros de toda espécie e condição em navios das mais variadas nacionalidades.
As ruas cariocas apresentavam, em consequência, intenso movimento de subido pitoresco, do maior interesse para artistas profissionais ou amadores, como vemos nos instantâneos de um Ender, Burchell, Landseer ou Smythe, cuja vista do Terreiro do Paço acaba de alcançar alto preço no Christie's de Londres. Para acudir às necessidades da multidão recém-chegada e ao desenvolvimento do país envidava o governo desmedidos esforços. Um dos empreendidos na quadra, com alguns pontos semelhantes ao dos missionários, deu-se com imigrantes suíços, sob a direção de seu conterrâneo de Pourcelet, praticamente funcionário luso. Foram enviados com todas as despesas pagas para a Serra dos Órgãos, no sítio que passou por esse motivo a ser conhecido como Nova Friburgo, desfrutador de clima ameno, próximo à Baía da Guanabara, onde já os precedera o cônsul prussiano Langsdorff, representante junto à corte joanina de S. M. o Tzar de Todas as Rússias. No trajeto para o novo habitat percorreram estradas custosamente abertas por escravos até as casas já preparadas, com mantimentos, intérpretes e o que mais precisassem, tal como se praticara com a missão de Lebreton. De permeio, também chegavam britânicos, encarregados de interesses de grandes firmas londrinas, assim como respeitáveis negociantes de outra origem e desajustados europeus