Jean-Baptiste Debret

particulares como a do almirante conde de Viana, morador no Catete, o qual colocava a sua à disposição dos vizinhos. No alto da rua da Alfândega a bela igreja Mãe dos Homens era frequentada por fiéis, apesar de não concluída. As mais ricas eram as dos morros de Santo Antônio e de São Bento, revestidas de ouro no interior. A da Lapa dos Mercadores, branca e azul, ostentava telhado coberto de telhas holandesas. Nas imediações do porto, no fundo do largo adjacente, elevavam-se a Capela Real e a igreja do Carmo, recém terminada quando chegou a corte. Na rua Direita, em frente à rua do Ouvidor, situava-se a igreja de Santa Cruz dos Militares, profusamente ornada no interior pelo hábil mestre Valentim da Fonseca, o mais conhecido artista decorador de jardins e templos do fim do período colonial. As maiores eram a de São Francisco, no largo do mesmo nome, e a da Candelária, ainda em período de construção, cujas altas torres eram divisadas de qualquer ponto do ancoradouro. A mais curiosa, porém, pela forma semicircular da fachada e ornatos barrocos do interior, era a de São Pedro, destruída pela - abertura da avenida Getúlio Vargas, manifestação de como esse sinistro nome gafa de desgraça onde quer que apareça. Algumas eram particularmente apreciadas pela família real, tais a da Glória do Outeiro, protegida por D. Carlota Joaquina, e a de Santa Luzia, quase sobre o mar, teatro de esplêndidos concertos vocais dos famosos sopranistas da corte.

Uma viajante francesa de passagem pelo Rio teve oportunidade de assistir a exibição de bel canto naquela igreja em presença dos. Príncipes. Depois de comentar o aspecto dos ditos, as Infantas graciosas, o Rei simpático, simplesmente trajado, o Herdeiro D. Pedro, com boa aparência física, porém modos vulgares, a Arquiduquesa mal vestida, "sem os nobres e cerimoniosos ademanes da corte austríaca", como se apeasse de passeio a cavalo, acentua o contraste chocante da futura Imperatriz com o público feminino e as cunhadas, em grande gala, recobertas de rendas, plumas e joias. O ofício foi longo, por felicidade abrilhantado pelos cantores que ela chama "castros", trazidos por alto preço da Itália. Terminadas as preces rituais, ouviu vozes estranhas, dulcíssimas, demasiado vigorosas para serem femininas, que a transportavam aos céus: "Je me croyais au milieu des anges". Lembrou-se depois da missa de pedir explicações a respeito e muito se perturbou ao saber a principal causa da maravilhosa audição.

Outras igrejas também provocavam reparos de estrangeiros por motivos diversos. Prezava muito D. João VI a Capela Real

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