Ensaio sobre as construções navais indígenas do Brasil

se acabar necessita de muitos outros? Que vale ser inteiriça, se a sua fábrica custa mais do que se constasse de partes? Pois a sua fábrica está cheia de tantos perigos a riscos, que só se pode dar por segura depois de bem acabada; enfim são muitos os seus inconvenientes; e para que melhor se ponderem, os quero apontar aqui para que a sua vista se veja a melhoria de um novo método, que também quero propõr àqueles habitantes.

O 1.º inconveniente destas canoas é a precisão de muita gente, e muitos oficiais para se fazer; e como não há tanta gente de servir como na Europa, se vêm precisados os moradores, que querem fazer canoas a comprar, e manter muitos escravos para a sua factura, como temos dito; é certo que postos os Barcos Comuns, segundo a Providência que temos dito, pouca necessidade tem já aqueles habitantes de Canoas próprias; porém querendo continuar a praxe antiga; e ainda abraçando a nova economia, haverá muitos interessados na factura das embarcações, se vêm estes precisados a ter abundância de Escravos, ou Índios das Missões para as poder construir; e sendo um dos meus principais intentos o persuadir o abandono dos escravos, de pouco serviria o escusá-los nos mais serviços, se para o fabrico das canoas fossem necessários.

2.° Inconveniente é o grande trabalho destas canoas; pois excede sem comparação ao trabalho da fábrica ordinária das embarcações da Europa; porque aquele escavacar por dentro os madeiros a poder de golpes; aquela condução aos portos, e ao estaleiro; aquele tão laborioso trabalho das falcas, talabardoens, dormentes, cavernas, Bochechas, e Conchas é grande trabalho, de muita gente, e de muito tempo, o que bem considerado muitos moradores dizem que, ainda tendo gente de sobejo para estes serviços, vale mais comprar uma canoa, do que mandá-la fazer, e na verdade assim o fazem muitos, quando