Ensaio sobre as construções navais indígenas do Brasil

as acham de venda, ainda Missionários, que são os que com mais comodidade as podem mandar fazer.

3.º Inconveniente é o tempo que leva o fabrico de semelhantes canoas; porque não se fazem menos de um mês uma semelhante canoa; e o mais ordinário é levar muito mais tempo.

4.° Inconveniente são os grandes perigos, riscos e contingências de semelhantes canoas; porque quando já tem cortado o maior trabalho que é o cortar, bolear e escavacar por dentro, e abrir com fogo, sucede muitas vezes, quando se alimpam do lodo que serviu de cama ao fogo, achar-se o casco rachado de popa à proa pelo espinhaço, e totalmente perdido todo o casco, perdido o tempo, e perdido todo o trabalho de tantos oficiais. Assim sucede muitas vezes, e cá o observei uma vez, em que vendo abrir um casco famoso de grande, em cuja fábrica se ocupavam para cima de 20 oficiais, e bons mestres, por fim de contas se descobriu o casco rachado de popa a proa, de sorte que não serviu mais do que para o fogo: pois o saírem com outros desares de rachas menores, de grandes buracos, de grandes e feias torturas, de inchaços, etc. é mui ordinário. Vi em uma Missão construir umas 10 canoas menores para vários serviços da mesma Missão; e não obstante assistirem-lhes bons Mestres, e um Branco vigilante, uma rachou de todo, e se perdeu, e nenhuma das 9 saiu sem grandes buracos, e defeitos.

E ainda que estes enchaços, defeitos, e buracos, se não são muito grandes, se remedeiam, sempre a obra fica mui defeituosa, e posto que seja nova, é obra arremendada, e ainda depois de acabada tem muitos e grandes perigos, como são o dar-lhe o bicho Turú na água que senão há grande cuidado em lhe dar crena de quando em quando lhe furam o espinhaço, e põem o casco como um crivo