favorecida a navegação pelos ventos fortíssimos de SE. para NO. que do mar para a terra diariamente sopram, das 9 horas da manhã em diante. Nesta parte do rio costumam os navegantes cortar uma árvore, que com seu tronco e galhos amarram por cordas ou cipós à sua embarcação de maneira que descendo o rio, arraste nas suas águas e serve sem inconveniente nem perigo a guiar a embarcação pelo canal mais profundo, ou thalweg do rio, durante dia e noite, entretanto que o pessoal empregado no serviço delas vai se deitar, e mesmo dormir.
"Na parte do rio superior às cachoeiras, usam às vezes os navegantes, em falta de velas, sendo-lhes o vento favorável à direção em que navegam as suas embarcações rio acima ou rio abaixo, de lençóis, panos, esteiras, ou couros crus, enquanto o vento sopra favoravelmente, cujos substitutos de velas costumam amarrar a uma espécie de mastro.
"O carregamento das barcas não se conta por toneladas, mas sim pelo número de rapaduras que podem conduzir. Há barcas que carregam 12,000 rapaduras grandes, das quais cada uma pesa de 4 a 5 libras, ou levam 2,500 bruacas de sal, além dos mantimentos necessários para a tripulação e mais algumas mercadorias.
"O ajuste do serviço dos barqueiros depende da respectiva convenção entre estes e a pessoa que fretar a barca, ou que necessita de seus serviços; geralmente ajusta-se os barqueiros por travessias, que variam no seu comprimento, porém que têm por termo médio 30 léguas marítimas; e sendo o serviço e viagem destinada rio abaixo ou rio acima, paga-se a um bom barqueiro da barra do Rio das Velhas para o Porto do Salgado, a quantia de 10$000; deste para o porto da Vila da Barra 30$000, e deste ao porto da vila do Juazeiro 25$000. Os pilotos ajustam-se separadamente, não têm preços fixos para a importância de suas gratificações, ela depende