Tapirapé - tribo tupi no Brasil Central

Ao meio-dia chegou todo o mundo. Vendo os visitantes brancos, algumas mulheres, na tradicional nudez, correm para casa a fim de cobrir o ventre com um trapo imundo. Ampitania põe até um vestido e Maräromyó (fot. 79) usa tanga. Ambas me reconhecem imediatamente na praça da aldeia e tomam carinhosamente minhas mãos. A viúva de Kamairahó acaricia o meu peito nu. Depois me conduz à sua casa, senta-se na rede, manda-me tomar assento na mesma rede e arrebenta em choro. As lágrimas correm, ela chora de mansinho e, em voz baixa, fala do meu amigo Kamairahó. Com o dorso da mão tira as lágrimas do rosto e enxuga a mão na perna. Estando sozinha comigo, Maräromyó fica como eu a conheci sempre: nua. Prepara para mim beiju e bolinhos de farinha que saboreio com peixinhos. Ampitania entra, meiga e carinhosa como sempre, oferece-me amendoim quente e ri. Ao comer peixinhos percebo que ela e Maräromyó se entreolham. Paro de comer, portanto. Mais tarde fico sabendo que este importante alimento tornou-se raridade. Felizmente, eu não tinha consumido mais de três. A viúva de Kamairahó está alegre, agora, e lembra como Ampitania, quando menininha (fot. 30), brincara comigo: era jogo das escondidas, eu chamando: Ampitania guk! - ela respondendo: Chankanepera guk!"

[Ver foto 79 no original]

Foto 79 - Maräromyó.

A hospitalidade que, em 1935, tinha sido um dos traços mais importantes da cultura tapirapé, encontradiça em todas as casas da aldeia, quase ficou reduzida, em 1947, à generosa recepção que me deram essas duas mulheres, recepção oferecida exclusivamente a mim, que havia convivido longamente com elas. Ampitania (fot. 80) chegou até a socar e mastigar amendoim para poder me oferecer no dia seguinte, o meu prato predileto: cauí quente. É verdade que outros tapirapé nos mandavam, ainda, alguns carás para a takana onde me tinha alojado com os meus dois companheiros de viagem. Mas evidente era a decadência do padrão de comportamento que, antes, tanto me havia encantado. Para essa mudança cultural contribuiu, além do empobrecimento geral, provavelmente

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