A religião dos tupinambás e suas relações com as das demais tribos tupi-guaranis

rio Real, no baixo Paraguaçu, nas margens do São Francisco (tais como os amoipiras), nas costas do Maranhão (acima da serra de lbiapaba), nas praias do Pará (do Gurupi ao Guajará) e na ilha de Tupinambarana, que atingiram já na época da colonização.

Embora atualmente extintos, ou mesclados,(1) Nota do Autor os tupinambás são os íncolas sul-americanos entre nós mais conhecidos e estudados, conforme observa o próprio Métraux. Isso devido não só à extensão do grupo, como à sua localização geográfica. O fato de os tupinambás ocuparem grande parte da zona litorânea fez com que esses povos estivessem em estreito contato com os colonizadores portugueses e com as duas expedições francesas ao Brasil. Entre esses colonizadores vieram alguns letrados, sobretudo sacerdotes, amantes das crônicas e memórias, algumas delas escritas quase que com o objetivo de tratar dos tupinambás.

Julga Métraux que são tais as analogias existentes entre a civilização dos guaranis e a dos tupinambás que é bem possível que os dois grupos tivessem sido, outrora, cultural e linguisticamente homogêneos. Até nas mais diferenciadas greis túpicas vamos encontrar os traços culturais característicos dos tupinambás

A religião dos tupinambás e suas relações com as das demais tribos tupi-guaranis - Página 21 - Thumb Visualização
Formato
Texto