A nenhum mais levantado e profícuo escopo podeis consagrar vossas esforços e sacrifícios do que melhorar as leis más ou defectivas, pelos meios regulares.
Mas não esqueçais nunca que maiores perigos e males mais lamentáveis há em desobedecer e iludir as existentes. Leis se executam ou se reformam; os povos somente sofrem, quando não se animam a resolutamente querer.
No vosso quadro de honra reunidas resplendem de juventude e confiança as vossas figuras.
É um símbolo de que constantemente solidárias devem vibrar as vossas almas e harmônicas agir as vossas energias.
Seja vosso lema na vida pública e particular o que vos lembrei para escrever esse quadro: LEGUM SERVI SUMUS, EST LIBERI ESSE POSSIMUS".(410) Nota do Autor.
Ainda uma vez, e para encerrar a sua soberba atividade oratória, o visconde conquistou, com este seu canto de cisne, formosa lição de Direito, os mais frementes aplausos da multidão que ali o ouvira atenta, respeitosa e maravilhada, já pela alcandorada expressão de seu pensamento jurídico, já pela sua imponência sem afetação, pela sua voz trêmula mas bem enunciada e pela própria presença augusta do cidadão que, ao ser vencido, outrora, não se deixara contudo humilhar diante das sombrias circunstâncias que o rodearam. Não caíra, realmente, o grande mineiro, naquela ocasião. Não tivera maculada a sua personalidade integérrima. Afastara-se, apenas, do cenário político brasileiro, pelo imperativo das ocorrências revolucionarias. Homens como ele não caem nem morrem; Distanciam-se do ambiente, quando este se transmuda bruscamente, e inviabilizam-se das pessoas, quando falecem, mas permanecem redivivos, como iluminada expressão de uma raça, no milagre da seleção dos legítimos valores humanos, consignados na História.