Poder local na República Velha

tentativa de síntese apressada e preconcebida. O autor esquadrinhou tudo que podia contribuir para o perfeito conhecimento do crime.

Deem-nos algumas dezenas de monografias desse tipo e poderemos reconstituir o mapa político e social de algumas de nossas províncias arvoradas em Estados, isentas de qualquer interferência de um poder fiscalizador supremo.

Chama-se a atenção para a fonte importantíssima de informação que são os jornais da época. O desprezo com que são tratadas as coleções de periódicos em nossas bibliotecas vai dificultar cada vez mais as pesquisas nesse gênero.

A. J. L.

RODOLPHO TELAROLLI

Nascido em Araraquara, onde cursou Instituto de Educação, diplomando-se normalista. Lecionou História em várias escolas da cidade. Já há longo tempo na prática do magistério de I e II graus, licenciou-se por Faculdade de Filosofia, após o que concluiu o curso de Pós-graduação, junto ao Departamento de História da Universidade de São Paulo.

Exerceu funções de Professor-Assistente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, junto ao Departamento de Ciências Sociais, da Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação — Campus de Marília. Atualmente, exerce funções docentes na mesma Universidade, junto ao Departamento de Economia, do Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação, Campus de Araraquara.

É autor de diversos trabalhos apresentados em congressos e simpósios de História e de publicações em revistas especializadas.

Poder local na República Velha - Página 231 - Thumb Visualização
Formato
Texto