À sombra de Rui Barbosa

A irmã Brites não ocupa muito espaço na biografia de Rui. Casou cedo, não foi feliz e desapareceu do mundo quando Rui iniciava a carreira parlamentar. De modo que as duas personalidades fortes que vão constituir o núcleo familiar de Rui Barbosa, entre duas tias solteironas e incolores, são a dele e a do pai.

As cartas de Rui a João Barbosa, que deviam ter sido muitas, durante os cinco anos de estudos superiores, não se conhecem. As do pai ao filho são conhecidas. As relações entre as duas fortes personalidades nem sempre foram fáceis. Eram ambos orgulhosos, ainda que extremamente afetuosos. Mas questões de brio e pundonor frequentemente surgiam.(4) Nota do Autor

João Barbosa desvelou-se na formação cultural de seu único filho varão, de uma precocidade espantosa. Já no curso primário distinguiu-se por uma vivacidade que provocou um depoimento de um velho professor. Nunca tivera aluno que tão rapidamente assimilasse as primeiras noções de leitura e gramática. Ao lado do ensino, João Barbosa, como bom educador, timbrou em ministrar ao filho outros dotes. Fê-lo cultivar a música, estudando piano e emulando com a irmã. Percebendo sua tendência para a oratória, resolveu dar-lhe as noções essenciais de eloquência. Caprichava na boa elocução, empostação da voz e mesmo na atitude numa tribuna. Colocava-o sobre uma velha mala e fazia com que recitasse trechos de cor, de modo a ser entendido pelo público que era o círculo diminuto da família. Formava assim cuidadosamente um dos maiores tribunos da raça.

Quando chegou o momento de entrar para um colégio, João Barbosa não hesitou; confiou o filho ao maior educador da Bahia naquele momento: o Dr. Abílio César Borges, depois barão de Macaúbas. Trata-se de um dos grandes nomes da pedagogia nacional. O Dr. Abílio Borges mantinha um famoso colégio particular, o Ginásio Baiano, no qual se formaram as maiores figuras da geração: Castro Alves e Rui Barbosa, por exemplo. Preocupado na contínua melhoria de seus métodos didáticos, o futuro barão vivia a par do que melhor se publicava no estrangeiro e elaborava, ele próprio, os compêndios que ainda hoje podemos exibir com orgulho.(5) Nota do Autor

Rui foi premiado com a medalha de ouro no Ginásio Baiano, colocada em seu peito pelo Arcebispo Primaz da Bahia. O

À sombra de Rui Barbosa - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra