À sombra de Rui Barbosa

Salvou-o, ainda uma vez, a generosidade do primo Albino, que lhe permitiu saldar as faturas da tipografia.

Mas como também no Rio não se abriu nenhuma possibilidade material imediata, foi preciso volver à Bahia, deixando o entressolho da casa do "primo Albino" à rua dos Inválidos. Retomou, assim, Rui Barbosa a advocacia provincial e a redação do Diário da Bahia, mas por pouco tempo. O domínio conservador chegava ao fim. A campanha pela eleição direta atingia o alvo. O imperador resolveu considerá-la perante o Gabinete. Caxias, presidente do Conselho, estava em lamentável declínio físico. Visitando-o em sua casa, - honra excepcional - D. Pedro se convencera de que ele não era falsamente modesto quando pedia dispensa do fardo governamental. Falou francamente na substituição. Caxias indicou seu Cireneu na cruz do Gabinete: Cotegipe. Este se declarou apto a fazer a reforma eleitoral. Mas o Imperador julgou mais acertado entregar o poder ao partido que havia sustentado o combate pela ideia vitoriosa nas consciências. Assim, dez anos após haver nomeado Presidente do Conselho um conservador diante de uma Câmara maciçamente liberal, chamou um liberal para a presidência do Conselho diante de uma Câmara maciçamente conservadora.

A 5 de janeiro de 1878, o visconde de Sinimbu organizava um gabinete liberal e, a 11 de abril, a Câmara conservadora era dissolvida.

O poder

A nova situação invertia todas as posições nas províncias. Agora o Partido Liberal Baiano iria dominar a Assembleia local, o presidente da Província seria um correligionário e o Diário da Bahia não seria mais fruto do suor e lágrimas dos oposicionistas. Os anúncios encheram logo várias páginas. Os editais e os debates da Câmara Municipal e da Assembleia Estadual avançariam pelas colunas.

Polícia, Ministério Público, postos-chaves da Fazenda, tudo, através das "derrubadas", passava às mãos do partido vencedor.

No mesmo ano Rui Barbosa foi facilmente eleito para a Assembleia Estadual. A confecção da chapa para a nova Câmara que devia ser eleita no fim do ano, empolgou o partido. Começou o choque das alas e subalas.

Enquanto isso na Corte se processava a substituição dos papéis. Os conservadores passavam aos liberais os principais

À sombra de Rui Barbosa - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra