A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

Nessa direção, pois, envidaremos esforços para analisar o sistema de proposições pedagógicas do tribuno brasileiro em face da documentação e trabalhos críticos que conseguimos, não sem muita dificuldade, levantar e pesquisar. Muitos deles nos esclarecem, simultaneamente, a respeito das direções mais significativas do processo geral de urbanização e, ao mesmo tempo, da formação da intelectualidade da classe média brasileira. Sua consequente aspiração de reforma educacional teve em Rui seu mais notável intérprete(6) Nota do Autor.

Tivemos em conta, dessa maneira, apresentar as características gerais que indicassem claramente, e de modo fundamental, a natureza, a estrutura e a significação social das formas do pensamento dominante no campo das preocupações pedagógicas do País. Nossos legisladores, administradores e intelectuais, de um modo geral, como aconteceu de resto em toda a América Latina, procuravam inspirar-se não somente nas ideias, pensamentos ou crenças, mas nas próprias realizações europeias em matéria de educação, apesar de raras manifestações em contrário de um nacionalismo cultural do tipo defendido pelo mestre-escola e extraordinário presidente argentino Sarmiento, ou o papel representado pelo grande estadista uruguaio José Batle y Ordonez, que sempre lutou, no seu país, pela "total emancipação do espírito americano da tutela do Velho Mundo". As ideias pedagógicas de Rui não deixariam, portanto, de traduzir a influência dos grandes centros culturais europeus e da América do Norte. Foi um aspecto do processo geral de transplantação cultural, mas sem os traços característicos que a ideologia do colonialismo implantará na consciência das classes dirigentes, então representadas pelos proprietários rurais e fazendeiros de café. Os conceitos pedagógicos de Rui não eram conformistas de pura imitação, como acontecia em determinadas esferas da criação intelectual do Segundo Reinado; ao contrário, suas ideias pedagógicas abriam novas perspectivas para o progresso educacional no Brasil.

Essa originalidade, insistimos, se explica, sintomaticamente, em face de sua posição na classe média, que recebia o influxo direto

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto