do ensino secundário, ao lado do extraordinário desenvolvimento das modernas técnicas de comunicação, oferecendo novas e amplas oportunidades para o enriquecimento de nossa experiência pedagógica, são outros importantes fatores que podem acelerar o processo de experimentação didática, no sentido de nossas necessidades.
A mais recente reforma de ensino do País, com a promulgação da Lei Federal 5.692, de agosto de 1971, veio, finalmente, dar terminalidade ao ensino de 2º grau, introduzindo a obrigatoriedade da profissionalização em nível médio para os que concluírem o curso.
2. Princípio da integralidade do ensino
Com a proposição, em forma de anteprojeto, da remodelação do Liceu Imperial Pedro II, que seria o paradigma da instrução secundária, Rui via personificar a ideia da ação reformadora do Estado no ensino secundário.
Sabemos que, desde os tempos coloniais, a estruturação das matérias vem sendo objeto de preocupação de nossos educadores e responsáveis pelas coisas de nossa educação. Permanecem ainda as discussões sobre a escolha das matérias integrantes dos programas e a proporção que deve figurar nos mesmos, ultrapassando a esfera dos especialistas para constituir assunto de interesse popular. É possível, inclusive, que em nenhum momento de nossa história o programa escolar tradicional tenha sido objeto de crítica tão intensa e generalizada como depois da promulgação de nossa lei magna de educação. No mundo moderno, esse processo crítico e de renovação data desde a Primeira Guerra Mundial, quando se passou a pensar sobre as matérias de ensino que deveriam estar mais em relação com as necessidades, os interesses e as capacidades reais dos alunos, exigindo-se a presença, na sala de aula, da vida real, com sua dinâmica em permanente transformação.
Outro tema moderno interessante é quanto ao programa escolar tradicional estar demasiadamente dividido, apresentando pouca ou nenhuma relação entre as diversas matérias, inclusive no nível primário, onde se fragmenta o conteúdo das matérias, não relacionando-as entre si, tais como a aritmética e a escrita, além da existência de muitas práticas educacionais que estão em contradição aberta com os resultados da investigação sobre o processo de aprendizagem, sobre o crescimento e desenvolvimento do aluno. E o resultado melancólico é que não se proporciona aos alunos pouca ou nenhuma