A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

CAPÍTULO XIV

Conclusões finais

Ao longo de nosso trabalho, esforçamo-nos para compreender as características da consciência didática implícita nas ideias pedagógicas de Rui Barbosa, sua singular unidade e coerência.

Deliberadamente, procuramos no início da tese, mais especialmente na "Introdução", apresentar sumariamente todas as premissas fundamentais e gerais cujo desenvolvimento iríamos analisar e interpretar no decorrer dos capítulos subsequentes. Fugimos, assim, à norma tradicional ao colocar, imediatamente, em presença do leitor, o tema principal de nosso estudo crítico.

Foi verificado, na apreciação das características das ideias pedagógicas de Rui, como o seu pensamento pedagógico acompanha, pari passu, a evolução geral que, partindo de um liberalismo clássico, vai desembocar no cientificismo e liberalismo à moda do fim do século. Dessa maneira, ficou verificado também que seu pensamento pedagógico apresenta lacunas, faltando-lhe aquela sistematização profunda, continuada, exigida daqueles que pensam e repensam os problemas educacionais, nos seus múltiplos aspectos e direções teóricas e práticas. Mas convém assinalar o seu fascínio pelo cientificismo contemporâneo, pelo naturalismo ou pelo evolucionismo, correntes de pensamento que empolgavam os meios culturais e científicos do Velho Mundo, com reflexos nos Estados Unidos da América do Norte, o seu fascínio, repetimos, vai se objetivar, de forma notável, nas suas magníficas reflexões didáticas, suficientemente desenvolvidas de modo sistemático, indicando a unidade e a coerência assinaladas. Foram cogitações metodológicas e pedagógicas que exprimiam não só a direção mais avançada e progressista, pois exigiam mudanças dos padrões dominantes, mas também se ajustavam ao pensar mais corrente e aplaudido nos grandes centros de renovação e pesquisa pedagógica de sua época. Nessa etapa de seu desenvolvimento intelectual, nessa fase de sua intensa atividade cultural e política, descortinamos também muitas das expressões significativas dos anseios e dos ideais reformistas de uma intelectualidade

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