A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

identificada com o papel da classe média brasileira, em ascensão.

A forma de estruturação dos capítulos, aqui adotada, foi idealizada de maneira a facilitar ao leitor chegar sempre às conclusões parciais procuradas, evitando-se deste modo repetições ociosas e ineficazes no final da obra.

Por outro lado, cumpre-nos reafirmar que nos auxiliou, neste trabalho complexo de exegese, uma diretriz metodológica que se confunde, em larga medida, por força de nossa formação intelectual, com os métodos e técnicas explicativas oferecidas pela sociologia do conhecimento, no seu propósito de compreender e explicar as ideias como funções de dados sociais.

A sociologia do conhecimento de Mannheim procura delinear um método para o estudo das ideias como funções de implicações sociais, procedendo ao exame do parentesco entre o pensamento e seu meio social. E as categorias básicas da sociologia do conhecimento, como acentua Ernest Mannheim, no prefácio da obra Essays on the Sociology of Culture, podem ser resumidas por intermédio de quatro variáveis, a saber:

1ª) a situação, uma comunidade, nação, revolução ou classe, às quais procuramos dar sentido através de conceitos que representam respostas interpretativas a situações dadas;

2ª) o indivíduo que está particularmente implicado na situação e forma, consequentemente, sua imagem dela. Tais implicações podem incluir interesses de ocupação, pretensões políticas, laços de parentesco, rivalidades e alianças econômicas, numa palavra, um grande número de conexões superpostas de grupo;

3ª) o conjunto de imagens que os indivíduos ou grupos adotam;

4ª) finalmente, os destinatários a quem a imagem é transmitida, incluindo sua compreensão peculiar, os símbolos e o vocabulário próprio.

Tais variáveis são interdependentes, no seu processo de idealização, observando-se, pois, que o mesmo objeto é concebido de maneira diferente em situações diferentes.

O grande sistematizador da sociologia do conhecimento tinha bem clara a consciência crítica quando se referia, por exemplo, à inter-relação entre circunstâncias sociais e pensamento, ao afirmar que posições econômicas levam, necessariamente, a uma concepção idêntica da sociedade, tão incerta como a suposição recíproca de que a circulação estabelecida de certas ideias determina as opiniões que indivíduos ou grupos têm de sua situação.

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 140 - Thumb Visualização
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