A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

Com tais variáveis, Mannheim escreveu numerosos ensaios a respeito da intelligentsia, estabelecendo a correlação de determinados tipos de idealização com a situação social de seus autores; sobre o processo democrático e certos fenômenos, como o formalismo e o critério prático da verdade, após construir sua obra clássica a propósito das ideologias que surgem como subprodutos e reflexos de situações sociais, firmando os fundamentos de uma teoria sociológica da idealização, como introdução ao estudo sistemático das correlações típicas entre ideologias e situações sociais. Indo mais longe, procurou Mannheim o auxílio da psicologia social, a fim de discernir mais completamente o mecanismo social que coloca em conexão o papel que os indivíduos desempenham e as ideias que sustentam.

A escolha da figura de Rui, mais especialmente de sua obra pedagógica, não visou objetivos polêmicos, que repugnam o tratamento científico. Em última análise, tivemos em vista estudar sobretudo, na dinâmica do processo histórico característico da evolução das ideias do nosso meio cultural, como se comportava o ritmo de variação, ou de permanência, do uso e da defesa das pessoas na aplicação de métodos de ensino, no decurso de uma geração determinada ou de uma época e suas motivações mais representativas. Assim como os ideais, as aspirações, usos e costumes variam no decorrer do tempo, dentro de um mesmo espaço social, interessou-nos verificar também como estaria ocorrendo tal processo na história dos ideais e das técnicas e procedimentos educacionais em nosso País. De forma mais específica ainda, nosso interesse de estudo foi verificar como algumas personalidades podem antecipar, na praxis, ou no plano exclusivamente ideológico, ou, simultaneamente, em ambos os níveis, a direção de certas mudanças sociais. Nosso desejo, enfim, era conseguir compreender a continuidade ou descontinuidade de determinadas estruturas ou técnicas pedagógicas, à semelhança do que ocorre, mais comumente, na esfera da vida política, baseando-se em fontes de rica bibliografia.

Sabe-se que a percepção de uma diferente espécie ou forma de ensinar pode ser adiada indefinidamente se a sociedade, globalmente ou não, ou apenas alguns setores de controle, se mostrarem organicamente refratários à mudança de sua ordem pedagógica dominante. Mas, instalado o processo de transformação social de estruturas mais antigas, de modo lento ou mais rápido, pouco importa; o certo é que, historicamente, dentro dele, algumas personalidades podem antecipar, na ação prática ou no plano das ideias e debates, ou nos dois planos ao mesmo tempo, a direção dessas novas mudanças

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