A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

Coisas", de Calkins, escrevera: "O ensino pelo aspecto, pela realidade, pela intuição, pelo exercício reflexivo dos sentidos, pelo cultivo complexo das faculdades de observação, destinado a suceder triunfantemente aos processos verbalistas, ao absurdo formalismo da escola antiga?"(10) Nota do Autor.

O intuito fundamental da tese se esclarece cada vez mais, ao insistirmos numa via metodológica que possa determinar, globalmente, as inter-relações das condições estruturais e sociais e consequentes mudanças que as ideias sofrem ou deixam de sofrer no plano dessa mesma realidade social. A consciência didática de Rui é um traço significativo do seu pensamento pedagógico, o qual, por sua vez, como vimos repetindo, constitui uma postulação da consciência da classe média urbana, independentemente de ele ter ou não acreditado, como indivíduo social, na fase histórica que estudamos, de ele ter pertencido a ela. Como e por que surgiram os trabalhos pedagógicos de Rui Barbosa, eis o problema a ser explicado nas suas origens e fundamentos sociais. A primeira evidência pedagógica encontra-se no preâmbulo aposto, como introdução, ao livro do norte-americano Calkins. Significa, pelo que representou na obra pedagógica de Rui, como "função proeminente, senão fundamental", como esclarece o professor Lourenço Filho(11) Nota do Autor, um novo espírito, uma nova teoria didática, que as elites culturais dirigentes não possuíam, nem os professores brasileiros. E a este propósito exigiria Rui, com eloquente ênfase, no seu "Parecer" referente ao ensino primário: "Cumpre renovar o método, orgânica, substancial, absolutamente, nas nossas escolas. Ou, antes, cumpre criar o método: porquanto o que existe entre nós usurpou um nome, que só por antífrase lhe assentaria: não é o método de ensinar; é, pelo contrário, o método de inabilitar para aprender".

Procederemos, em seguida, à análise crítica das características e origens da metodologia pedagógica defendida por Rui e como se

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 17 - Thumb Visualização
Formato
Texto