estrutura, de modo lúcido, uma direção didática positiva no ensino das diferentes matérias constitutivas dos currículos primários, principalmente sem deixar de anotar e pesquisar os demais níveis de ensino. Caracterizam-se mais claramente, nessa altura, os elementos parciais que constituem a consciência didática no pensamento pedagógico do notável tribuno.
Verificaremos que tal didática traduzia a influência do que havia de mais moderno e atual, ao seu tempo, a respeito dos fundamentos científicos e psicológicos de uma didática mais adequada a um ensino objetivo, eficiente e criador, porque baseado na realidade e na natureza viva do aluno. Páginas e documentos da obra pedagógica de Rui são apresentados e neles se pode verificar a configuração de uma teoria geral da educação, abrangendo fins e valores, meios e fatos educacionais. Como teoria de meios, o traço didático não é mais do que um componente do sistema geral de suas ideias, todas elas essenciais na ação educativa, que deverá estar fundamentada no conhecimento científico da natureza do homem e, consequentemente, no seu respeito. Daí a afirmação de Rui: "O mais sério voto da reforma, portanto, deve ser predispor as circunstâncias para um sistema de ensino popular, em que o espírito da criança não seja contrariado e tolhido no seu desenvolvimento pelas lições mecânicas dos mestres incapazes", ou, então, de modo mais contundente e expressivo: "A escola atual opõe-se, nos seus métodos e no seu programa, às indicações da natureza. Haveis de educar o menino como a natureza educou o gênero humano", expressões de sua teoria pedagógica que se encontram no "Parecer" a propósito da reforma do ensino primário e que nos levam até as origens rousseaunianas de seu pensamento. Verificar-se-á, nesta altura, por que tal orientação didática traduzia, no plano teórico, o que havia de mais contemporâneo no assunto, como que iluminando a cena pedagógica mundial, inicialmente nos principais centros europeus de formação profissional de professores, depois nas próprias escolas primárias da Alemanha, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos. Neste último, em 1884, John Dewey iria fundar, em Chicago, a primeira escola primária universitária, de caráter experimental, que constituiria, mais tarde, a formidável reação ao intelectualismo herbartiano triunfante e o principal fundamento prático escolar de todo o poderoso edifício teórico da pedagogia pragmatista e ativa dele e de seus discípulos.
Alguns autores contemporâneos consideram que Rui foi homem de um momento histórico, que suas concepções políticas e constitucionais, ou jurídicas, hoje já não poderiam ser aceitas pelos especialistas. Não seria nesta oportunidade que faríamos ver a justeza ou