A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

CAPÍTULO I

Metodologia e aspectos da história social

1. Indicações metodológicas adotadas

São por demais conhecidos os trabalhos de historiadores modernos, de sociólogos europeus e americanos que cuidaram da distribuição social das funções intelectuais entre as diferentes classes sociais. Desde os trabalhos de autores marxistas ou de tradição historicista do século passado, muitos sistemas explicativos apareceram no intuito de interpretar as vinculações do papel e das ideias dos intelectuais com as classes sociais.

Historiadores de ideias mais identificados, por força de condições metodológicas específicas, com a explicação da interdependência dos ideais políticos, estéticos e pedagógicos e a discriminação social, apontam, em numerosos trabalhos, exemplos bem significativos dessa relação e intercorrelação social. J. Dewey, na sua obra clássica, Democracia e Educação, observa as razões históricas e sociais da desvinculação do pensamento grego com a cultura e aplicação das técnicas manuais, próprias da classe escrava. Em razão dessa situação, apresenta o filósofo social e educador norte-americano nova e vigorosa análise crítica, objetivando o cunho de "humanidades" que deve impregnar o ensino das ciências naturais. Foram as técnicas e o desenvolvimento científico que libertaram o homem das formas alienadas de convivência social.

Em várias passagens da República, de Platão, esclarece Benjamin Farrington(12) Nota do Autor o que significou a posição do filósofo grego em face da ciência e da técnica do seu tempo. Segundo o conceito platônico, o verdadeiro conhecimento de uma coisa pertence àquele que a usa, e não àquele que a faz, e conclui que tal maneira de tergiversar os fatos, numa figura da projeção intelectual de Platão, "só se explica por uma aceitação do sistema escravagista". Os ideais políticos e pedagógicos do platonismo afinam com essa mesma

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 21 - Thumb Visualização
Formato
Texto