A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

CAPÍTULO II

Antecedentes históricos: a classe senhorial

Rui nasceu a cinco de novembro de 1849, quando o Brasil, como nos primórdios de sua formação política, continuava a ser um país de economia litorânea e predatória. Enquanto os Estados Unidos conseguiam extraordinário desenvolvimento econômico, incorporando o formidável acervo de bens e riquezas, particularmente do farwest, à sua estrutura potencial, nosso País apresentava um quadro social e político cujo traço principal consistia na consolidação da classe senhorial no poder estatal(17) Nota do Autor.

O constitucionalismo norte-americano, que tanta influência vai ter na formação do pensamento político do tribuno baiano, como o liberalismo democrático inglês, floresceu no século XIX, quando os norte-americanos tinham resolvido plenamente o problema fundamental de sua indústria pesada e atraído, ainda nessa época, ao lado das correntes imigratórias, grandes e fortes capitais europeus. Através da política paralela de instalação de estradas de ferro com funções altamente colonizadoras — pois à beira dos trilhos iam surgindo as chamadas cidades-cogumelo, que nasciam da noite para o dia — firmaram uma nação caracteristicamente em progresso contínuo, com a riqueza capitalista distribuída por todo o país, guardando, por isso mesmo, relativo equilíbrio de desenvolvimento entre várias regiões, como apontam ensaístas e estudiosos da formação da civilização norte-americana. Acrescente-se ainda que a maior proximidade das regiões ricas da Europa permitiria um surto intenso do comércio norte-americano, com o consequente fornecimento das principais matérias-primas e gêneros alimentícios para o Velho Mundo.

Enquanto isso, nesse quadro comparativo que tem a finalidade de salientar as características sociais, políticas e econômicas da nossa formação histórica a partir da segunda metade do século passado, o Brasil continuava a viver preso à monocultura, com um índice de

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto