A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

proporcional a esta importância sobre o conjunto de sua consciência e de seu comportamento.

Para esses grupos, sujeitos de ações comuns, tais como as associações econômicas ou profissionais, familiares, as comunidades intelectuais ou religiosas, nacionais etc., seriam as mais importantes para a vida e a criação intelectual e artística, as classes sociais.

O que se considera decisivo para a formação da consciência de classe é a experiência real a que estão submetidos os membros de uma determinada classe, como consequência de uma situação econômica comum, quer dizer, não somente as privações e vicissitudes materiais, ou a situação que compartilham profissionalmente, emocionalmente etc., mas também o sentido de separação ou distância em relação às outras classes e, o que nos parece mais importante, o grau de identidade que experimentam nas suas relações sociais de produção(23) Nota do Autor. Mas nem todos os grupos fundamentados sobre interesses econômicos comuns constituem classes sociais. Para Lucien Goldmann, é preciso que esses interesses comuns estejam orientados para uma transformação global da estrutura social e que "eles se exprimam, assim, no plano ideológico, por uma visão de conjunto do homem atual, de suas qualidades, de seus defeitos, e por um ideal do que devem ser as relações do homem com os outros homens e com o universo, na humanidade futura".

É evidente que haverá uma esquematização do historiador, do cientista social, ao procurar compreender que uma visão do mundo como um conjunto de aspirações, de sentimentos e de ideias reuniria

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 34 - Thumb Visualização
Formato
Texto