A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

Biografia

Rui Barbosa nasceu e passou os primeiros anos de sua vida dentro da atmosfera social e econômica da velha sociedade brasileira, caracterizada pela preponderância da família e da autoridade paterna na fixação de rumos e nas relações sociais domésticas. Nessa época, existia grande força, na vida política local, dos chefes de família e, na política da província, das oligarquias. As mudanças eram lentas na velha sociedade tradicional e agrária dos meados do século passado.

O pai — Foi seu pai o Dr. João Barbosa de Oliveira, "varão de caráter rijo, de compostura perfeita, exemplar polidez, exatidão pontual, qualidades todas que, no filho, lhe fizeram inconfundível a personalidade", na descrição de Afrânio Peixoto(29) Nota do Autor.

Do pai, escreveu Rui: "O que sou, menos o coração, em que minha mãe entrou grandemente, de meu pai nasce quase exclusivamente, como a água que corre da água que já correu. Esta palavra, de que uso, em mim diminuída, era dele, o maior orador que jamais conheci. Esta cabeça, que eu tenho, não é mais que uma apagada sombra da sua. Esta paixão da liberdade, do direito, da justiça, herdou-ma ele, a mais justa das almas, o mais irredutível liberal que eu nunca vi, liberal à inglesa e à americana. O amor da pátria, a intransigência da honra, a firmeza da vontade, o culto dos princípios, o desprezo dos perigos, o fundo religioso dos sentimentos e das ideias, isso tudo é seu. De modo que, a cada passo de minha vida, o que eu sinto dentro do mais íntimo de mim mesmo é meu pai. Ele não morreu: em mim vive e viverá enquanto alguma coisa de mim restar".

Com tais palavras de veneração, constata-se que Rui Barbosa, durante toda a sua vida, sempre trouxe a marca desta educação de seu guia espiritual.

E, a respeito da dedicação do pai, os mais autorizados estudiosos de Rui estão de acordo que João José Barbosa de Oliveira

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 41 - Thumb Visualização
Formato
Texto