ensinar mais com o exemplo do que com a doutrina"(34) Nota do Autor, lembrando citação de um de seus antigos colaboradores e biógrafos, Dr. João Mangabeira.
Em 1880, sob o Ministério Saraiva, a pedido deste, formula o projeto da eleição direta, assunto já discutido por Rui na conferência do Teatro São João, da Bahia, em 1874. Esse projeto estabelecia a eleição direta por distritos de um só deputado e tornava também elegíveis os libertos, os naturalizados e os que não professavam a religião católica, pontos ideológicos e pragmáticos das campanhas que Rui Barbosa vinha, desde 1872, desenvolvendo.
Aos 32 anos de idade, em 1881, sob o Ministério Martinho Campos, formula a Reforma Geral do Ensino, da qual o Anuário da Sociedade de Legislação Comparada (V. XII, p. 1.060) declara: Jamais des travaux aussi considérables à tous les points de vue n'ont été présentés aux chambres.
Em conclusão, nesta visão panorâmica da biografia cronológica de Rui, a década de 79 a 89 representou sua mais brilhante atividade pública, parlamentar e de pensador político no Parlamento, no foro, na tribuna popular e na imprensa, empregando toda esta múltipla e poliforme ação com um dinamismo, uma capacidade de trabalho e dedicação que contrastavam com seu aspecto físico de homem frágil, sujeito à doença, dando a impressão de ser incapaz de grandes e novos empreendimentos.
Referindo-se a este período, o biógrafo de Rui, Ruben Nogueira(35) Nota do Autor, observa que "nenhum contemporâneo seu, porém, produziu mais e melhor, durante este período, que foi dos mais brilhantes da civilização brasileira e que mais vivamente marcou a decadência das nossas instituições monárquicas".
Outros fatos importantes de sua vida são conhecidos: o estudo sobre Swift, considerado seu melhor ensaio literário, permitindo a publicação brasileira das Viagens de Gulliver; a campanha pela Federação, contra a concepção monárquica do império unitário; o artigo "Plano contra a Pátria", que levou Benjamin Constant a considerar decisivo para a proclamação da República; os cargos de ministro da Fazenda e primeiro vice-chefe do governo provisório do Mal. Deodoro; a autoria intelectual da Constituição republicana de 1891; a oposição ao Mal. Floriano Peixoto, num período de prisões, desterros e estados de sítio; a luta pelo habeas corpus em favor dos perseguidos; em 1892, a reeleição como senador pela Bahia; a defesa