cerimônias de culto antes da construção do templo, foram obrigados a fazer outro tanto.(43) Nota do Autor
Tudo, ao que parece, era vedado e proibido se não se obtivesse antes permissão da Coroa. Até notícias sobre retábulos de igrejas eram enviadas a Portugal. Os pormenores da construção da Sé de Mariana tiveram de ser esquadrinhados pelas autoridades da Metrópole.
Era uma maneira de se fazer presente a autoridade real nas pequenas coisas, forçando os povos a aceitarem em tudo o seu poder, que não podia sofrer a mínima contestação. Desse modo, não seria jamais esquecida a obediência que deviam os súditos ao seu Soberano.
2. Classificação social nas irmandades
Vinculadas à tradição medieval das confrarias, as Irmandades brasileiras davam muito maior importância às categorias raciais e sociais, não se integrando em qualquer finalidade profissional.
Mesmo tendo existido no Brasil os grêmios profissionais,(1) Nota do Autor inclusive no Distrito Diamantino, não chegou a haver pleno desenvolvimento profissional em terras onde imperou o sistema escravista, nada propício ao florescimento de profissões exercidas ordinariamente por homens livres. Um ou outro ofício, como o de ourives, por exemplo, chegou a ter mesmo certa importância, mas esses grêmios nunca atingiram posições que alcançaram em outros países. O desconhecimento das características do trabalho livre em nossa terra dificulta sobremodo a avaliação de aspectos da associação gremial, que, entretanto, era bastante ativa na Península Ibérica na época do povoamento da América. Parece mesmo que o ponto alto das associações profissionais na Espanha e mesmo em Portugal se encontra nos séculos XVI e XVII.(2) Nota do Autor Em Portugal, a maior parte dos Regimentos de Ofícios que se conhecem provém, sobretudo, do século XVI. Mas esses grêmios, no decorrer do século XVIII, ainda se criam ou se renovam, a julgar pelos pedidos de Confirmação de Compromissos. Sobretudo no Porto,(3) Nota do Autor há, nesse período: Compromissos de Carpinteiros, ensamblador(*) Nota do Revisor, "Mestres