Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821)

A oposição entre cultura implícita e cultura explícita, estabelecida num texto de Clyde Kluckhohn,(5) Nota do Autor foi utilizada neste trabalho, mas sem que a utilização destes dois conceitos signifique qualquer recurso à linguagem psicanalítica, como acentua o autor citado. O implícito é apenas o não verbalizado, aquilo que habitualmente não é descrito pelos integrantes de uma cultura.

Já em 1948 T. S. Eliot em Notes towards the definition of culture chamava a atenção para a existência de vários níveis culturais numa mesma sociedade, mas só recentemente é que os historiadores começaram efetivamente a preocupar-se com as relações entre grupos sociais e níveis de cultura em sociedades de estratificação social complexa. Isto tem como consequência, por um lado, o abandono do estudo exclusivo da intelligentsia, no sentido mannheimiano (aqueles que criam cultura); e, por outro lado, uma renovação do interesse pela cultura popular e uma aproximação entre o historiador e o folclorista.

Numa nota crítica sobre a literatura popular, Marc Soriano apontava na revista Annales (maio-agosto de 1971) a necessidade de uma delimitação cuidadosa das áreas respectivas da "cultura erudita" e da "cultura popular", embora a discriminação dos níveis culturais de uma dada sociedade se possa fazer de maneira ainda mais fina e complexa do que através desta simples oposição. É interessante constatar que os historiadores marxistas em nada tem contribuído para esta renovação da história cultural, muito embora devessem ser os primeiros a interessar-se pelas relações entre grupos sociais e níveis culturais. Este desinteresse explica-se em grande parte pela sua atitude ideologista: debruçam-se apenas sobre a cultura da classe dominante para denunciarem o papel mistificador que tal cultura desempenha na sociedade. Para eles é mais urgente ressaltar o caráter ideológico da cultura burguesa do que aceitar a premissa de que numa dada sociedade a cultura da classe dominante não é tão dominante assim, coexistindo com culturas várias, cada uma das quais com as suas formas próprias de expressão e de difusão. Tudo se passa como se o fato de se reconhecer uma cultura popular ao lado da denominada cultura burguesa enfraquecesse o vigor da denúncia do papel mistificador

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