Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821)

dia 7 de março de 1818, na real capela do Rio de Janeiro, pelo padre (...).

67 - Seixas, Romualdo Antônio de - Sermão de ação de graças.

68 - Fortes, Pe. Ignácio Felizardo - Breve exame de pregadores, pelo que pertence a arte de Retórica, extraído da obra intitulada O pregador instruído nas qualidades necessárias para bem exercer o seu ministério; pelo (...).

69 - Sousa, Bernardo Avelino Ferreira e - Relação dos festejos, que à feliz aclamação do muito alto, muito poderoso e fidelíssimo senhor D. João VI, rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves na noite do indelével e faustíssimo dia 6 de fevereiro, e nas duas subsequentes, com tanta cordialidade votaram os habitantes do Rio de Janeiro; seguida das poesias dedicadas ao mesmo venerando objeto, coligida por (...), oficial supranumerário da secretaria da Intendência Geral da Polícia, e dada ao prelo e gratuitamente distribuída pela mesma Intendência, a fim de perpetuar a memória do plausível sucesso, de que mais se gloriam os fastos portugueses.

70 - Elogio ao público, recitado no Real Teatro de S. João desta Corte, por Estela Joaquina de Morais. No dia do seu benefício em 20 de junho de 1818.

71 - Lisboa, José da Silva - Memória dos benefícios políticos do governo de el-rei nosso senhor D. João VI, por (...), deputado da Real Junta do Comércio, desembargador da Casa da Suplicação do Brasil.

72 - Lisboa, José da Silva - Sinopse da legislação principal do senhor D. João VI pela ordem dos ramos da economia do Estado.

1818-1819

73 - Beauchamp, Alphonse de - História do Brasil desde a sua descoberta até 1810, a qual contém a origem da monarquia portuguesa, o quadro do reinado dos seus reis, das conquistas dos portugueses na África e na Índia; a descoberta e descrição do Brasil, o número, posição e costumes das povoações brasileiras; a origem e os progressos dos estabelecimentos portugueses, o quadro das guerras sucessivas tanto dos naturais com os portugueses, como destes com diferentes nações da Europa, que procuraram estabelecer-se no Brasil, enfim a história civil política e comercial, as revoluções e o estado atual deste vasto país; escrita em francês por M. (...), e traduzida em português pelo padre Ignácio Felizardo Fortes, professor de língua latina e natural do Rio de Janeiro.

74 - Monumento à elevação da colônia do Brasil a reino e ao estabelecimento do tríplice império luso. As obras de Palio Virgílio Maro, traduzidas em verso português e anotadas por Antônio José de Lima Leitão.

1819

75 - Instrução para os viajantes e empregados nas colônias sobre a maneira de colher, conservar e remeter os objetos de história natural, arranjada pela administração do R. Museu de História Natural de Paris, traduzida por ordem de Sua Majestade Fidelíssima, expedida pelo excelentíssimo ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino, do original francês impresso em 1818. Aumentada, em

Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821) - Página 263 - Thumb Visualização
Formato
Texto