Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821)

notas, de muitas das instruções aos correspondentes da Academia R. das Ciências de Lisboa, impressas em 1781; e precedida de algumas reflexões sobre a história natural do Brasil e estabelecimento do Museu e Jardim Botânico em a Corte do Rio de Janeiro.

76 - (Silva, José Carneiro da) - Memória topográfica e histórica sobre os Campos dos Goitacazes, com uma notícia breve de suas produções e comércio, oferecida ao muito alto e poderoso rei e senhor nosso D. João VI. Por um natural do mesmo país.

77 - Lubeo, Dermino - O grande califa de Bagdad, drama joco-sério por (...), acadêmico concorde, para se representar no Real Teatro de S. João, do Rio de Janeiro. Com música de Paulo Rosquelas.

1819-1820

78 - Lisboa, José da Silva - Estudos do bem comum e economia política, ou ciência das leis naturais e civis de animar e dirigir a geral indústria e promover a riqueza nacional e prosperidade do Estado.

1820

79 - Le Breton, Joachin - Notícia histórica da vida e das obras de José Haydn, doutor em música, membro associado do Instituto da França e de muitas academias. Lida na sessão pública de 6 de outubro de 1810 por (...), secretário perpétuo da classe das belas-artes, membro da de história e literatura antiga e da Legião de Honra. Traduzida em português por um amador e dedicada ao senhor Segismundo Neukomm, cavaleiro da Legião de Honra, membro da Sociedade Imperial Filarmônica de S. Petersburgo, da Academia Real das Ciências de Paris, etc.

80 - Ordem da Santa Missa em latim e português, juntamente com o ofício de N. Senhora para todos os tempos do ano; o ofício do domingo a vésperas e completas; os sete salmos penitenciais; as ladainhas do Santo Nome de Jesus; de N. Senhora e dos Santos; o exercício quotidiano e algumas orações para antes e depois da Sagrada Comunhão.

81 - Código brasiliense, ou coleção das leis, alvarás, decretos, cartas régias, etc. promulgadas no Brasil desde a feliz chegada de el-rei nosso senhor a este reino. Com um índice cronológico.

82 - Condições da Companhia de Seguros Restauradora, estabelecida nesta praça do Rio de Janeiro em 18 de abril de 1820, pelos negociantes abaixo declarados.

83 - Prodigiosa lagoa, descoberta nas congonhas das Minas do Sabará, que tem curado a várias pessoas dos achaques, que nesta relação se expõem.

84 - Quinta parte do tesouro descoberto no rio máximo Amazonas. Contém um novo método para a sua agricultura, utilíssima praxe para a sua povoação, navegação e aumento, e comércio, assim dos índios como dos europeus.

1820-1822

85 - Araújo, José de Sousa Azevedo Pizarro e - Memórias históricas do Rio de Janeiro e das províncias anexas à jurisdição do vice-rei

Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821) - Página 264 - Thumb Visualização
Formato
Texto