móveis, livros, trajos, alimentos, bebidas, chapéus, sapatos, charutos, cigarros, rapés, pianos, talheres, gravuras, relógios, músicas, sanguessugas, remédios, imagens de santos, óculos, adornos. Valores que, aparecendo em jornais sob a forma de anúncios, nos permitem, a consideráveis distâncias no tempo, avaliar sua maior ou menor importância para a cultura, a economia, o cotidiano, o lazer, a recreação, a mística de gerações que se sucederam, com diferentes gostos, diferentes preferências, diferentes apetites, dentro de constantes a contrabalançarem tais diferenças. Matéria antropológica contida em sucessivos anúncios de jornal, ou dos mesmos ou de novos artigos, de uso ou de regalo ou referentes a pessoas ou animais. Matéria antropológica da qual se pode dizer que já começou a tomar, no Brasil, pioneiramente, como especialização de estudo ou de indagação antropológica ou sociológica, o caráter de uma possível Anunciologia. E esta, criação, assim sistemática ou assim científica, brasileira.
Essa microantropologia ou microssociologia principiaria por interessar ao antropólogo ou sociólogo especificamente linguista. Pois há por onde sugerir-se, de matéria tão ligada a palavras como inspiradora de imagens, quer descritivas, quer simbólicas, como são os anúncios de jornal, que mereceria a especialíssima atenção de um discípulo de Kenneth Burke que fosse também um adepto de McLuhan: um McLuhan a quem, em recente contato em Paris, aludi ao assunto, tendo ele se interessado pelos estudos brasileiros a esse respeito. Mas seria um discípulo do prof. Burke que, de modo mais específico, poderia, à margem da matéria contida em sucessivos anúncios de jornal num mesmo diário - o Diário de Pernambuco - através de mais de meio século de matéria referente a escravos de origem africana ligados ao sistema patriarcal brasileiro de economia, de sociedade e de cultura - à venda, de aluguel e fugidos - elaborar um estudo de evidente interesse científico-social sobre a retórica - isto mesmo: a retórica característica dessa espécie de anúncios.
Retórica, nuns casos, apenas descritiva e, através da descrição, identificadora de figuras humanas pelos seus traços somáticos e, também, pelos psíquicos; de formas de tórax, de cabeça, de mãos, de pés, de nádegas, de olhos, de narizes, de lábios; e também identificadora de trajos; de adornos, de joias; de tatuagens ou sinais ou cicatrizes relativas a origens tribais ou de caráter místico ou erótico; de cortes de cabelo; de formas de barba; de assimilações por gente servil de característicos culturais - trajo, decoração, objetos de culto religioso ou técnicos, como relógios -