História de um engenho do Recôncavo. Motoim – Novo Caboto – Freguesia; 1552-1944

caixaria, etc., confiando à memória os elementos de comparação com safras passadas em matéria de preços, regularidade de estações, bons ou maus resultados da moagem.(9) Nota do Autor

Escapou, felizmente, de Freguesia um "borrador", com lançamentos, feitos pelo administrador Santana, que vão de abril de 1889 a junho de 1901. São notas que fotografam a agonia do banguê.

Ora remete o proprietário as importâncias para despesas, ora o "Sr. Novis": - o comendador Aristides Novis, comissário-financiador de numerosíssimos engenhos, recebedor de açúcares, vendedor das mercadorias reclamadas por engenhos e senhores, que substituía nesse rendoso negócio a Marinhos & Comp., e a Francisco Xavier Catilina.

Nervosamente ativo, solícito, amigueiro, cuidadoso de suas relações pessoais com toda a antiga nobreza baiana; expansivo, jovial, espirituoso, o comendador Novis, na sua casa da rua de São Pedro (casa de solteirão) tanto oferecia jantares, recepções e bailes, como abrigava filhos de clientes senhores de engenho, rapazes que na cidade frequentavam colégios ou academias e transformavam o sótão e a loja da casa em verdadeiras "repúblicas de estudantes".

Diretor da Companhia Agrícola Usinas e Terras, fundada com engenhos, usinas e alambiques em liquidações de débitos a ele e a estabelecimentos bancários da Cidade do Salvador, viajava de contínuo para superintender a administração daquelas fábricas e plantações no Iguape e no Recôncavo santamarense.

E dirigia os seus próprios engenhos - Brito, em Santo Amaro, Praia, Campina e Ponta no Iguape.

Uma botada no Brito guardava as tradições antigas com missa, bênção, lauto almoço, danças e cheganças.

Encarnava Novis um tipo de comissário que com ele se extinguiria, pois as firmas que lhe sucederam agiram sempre e exclusivamente como negociantes, sem outro contato com a terra, a agricultura, os lavradores, que o das transações monetárias, ao passo que o velho Novis tanto era homem de comércio como senhor de engenho, e por isso diluía a rigidez das relações mercantis em compreensão e amenidade. Os que lhe sucederam, ainda quando se tornaram, além de comissários, usineiros, nunca deixaram de dar uma preponderância total aos interesses de negociantes sobre os de produtores.

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