Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola; 1602-1686

(maio). Spinola apodera-se de Breda. Traiçoeiro e inútil ataque dos ingleses a Cádis.

1627 - Piet Heyn assola a costa do Brasil (março a junho).

1627 - (janeiro) Naufrágio da esquadra portuguesa na baía de Biscaia, com grandes perdas de vidas.

1628 - Piet Heyn captura a esquadra espanhola da prata em Matanzas, Cuba (setembro).

1629 - D. Luís Céspedes Xeria, a caminho do Paraguai, passa no Rio de Janeiro, onde se casa com D. Vitória de Sá. Os paulistas destroem diversas missões dos jesuítas espanhóis.

1630 - Salvador escolta Vitória de Sá em sua viagem via fluvial até Assunção no Paraguai. Os holandeses da Companhia das Índias Ocidentais apoderam-se de Olinda e Recife.

1630-1635 - Salvador presta serviços nas lutas contra os índios do Paraguai e de Tucumán (rebelião calchaqui). Casa-se com Dona Catalina de Velasco e visita Potosi. Continuam as incursões de paulistas no Paraguai. Os holandeses ampliam os seus domínios em Pernambuco. Salvador regressa ao Rio.

1636? - Salvador volta à Europa e visita a corte em Madri.

1637 - Salvador assume o governo do Rio de Janeiro (setembro). O príncipe Maurício de Nassau é feito governador do Brasil holandês. Revolta antiespanhola em Évora. Tomada de Mina pelos holandeses.

1638 - A armada do conde da Torre parte do Brasil. Breve do papa Urbano VIII, Commissum nobis (22 de abril).

1639 - Nascimento do primeiro filho de Salvador. M. H. Tromp destrói a esquadra de Oquendo na batalha de Downs (outubro).

1640 - A armada do conde da Torre é derrotada pelos holandeses ao largo de Itamaracá (janeiro). Jornada terrestre de Luís Barbalho e seus homens do Cabo São Roque à Bahia. O marquês de Montalvão torna-se vice-rei do Brasil. Rebeliões no Rio, Santos e São Paulo em consequência da publicação do breve do papa Urbano VIII relativo à liberdade dos ameríndios. Expulsão dos jesuítas de São Paulo. Portugal revolta-se contra a Espanha e proclama rei o duque de Bragança, com o título de D. João IV (1 de dezembro).

1641 - O marquês de Montalvão proclama D. João IV na Bahia, mas, em seguida, é preso e deportado. Salvador proclama D. João IV no Rio de Janeiro (março). Os paulistas são decisivamente derrotados pelos índios das missões Guarani

Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola; 1602-1686 - Página 424 - Thumb Visualização
Formato
Texto