Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola; 1602-1686

em Mbororé. Assinada uma trégua de dez anos entre Holanda e Portugal (junho). Os holandeses apoderam-se de Luanda (24 de agosto), Sergipe e Maranhão (novembro).

1642 - Dissensão entre Salvador e os paulistas. Retornam os jesuítas a Santos. Revolta contra os holandeses no Maranhão.

1643 - Salvador volta à Europa e entrevista D. João IV em Évora. Os holandeses atacam traiçoeiramente um acampamento português em Bengo (Gango), Angola.

1644 - Salvador é comissionado general das frotas do Brasil. Os holandeses evacuam o Maranhão. João Maurício volta à Holanda. Batalha de Montijo (maio).

1645 - Inauguração do sistema de comboios na Bahia e no Rio. Expedição de Souto Maior a Angola. Revolta de Pernambuco contra os holandeses. Salvador aparece em Recife (12 de agosto). Lichthart destrói a esquadra de Serrão de Paiva em Tamandaré (9 de setembro) e apreende uma correspondência comprometedora para D. João IV. Salvador recusa o governo de Macau.

1646 - Recife é socorrido no último momento pelo "Valch" e pelo "Elizabeth" (junho). Os jesuítas são expulsos novamente de Santos.

1647 - Van Schoppe ocupa a ilha de Itaparica. Organização, em Lisboa, da armada de Antônio Telles, conde de Villa-Pouca, e, na Holanda, da de Witte de With. Salvador é nomeado governador de Angola e, secretamente, incumbido de retomar a colônia. A "armada real" do conde de Villa-Pouca parte de Lisboa (18 de outubro). Salvador e sua esquadra largam de Lisboa com destino ao Rio (7 de novembro). Van Schoppe evacua Itaparica (13 de dezembro). Os holandeses derrotam os portugueses em Angola. A frota de Witte de With é dispersada pelas tempestades no Canal da Mancha.

1648 - A Espanha reconhece a independência da Holanda pelo tratado de Munster (Westphalia). A frota de de With chega a Recife. Os paulistas renovam as suas incursões no Paraguai. Bandeira de Antônio Raposo Tavares (1648-52). Vitória portuguesa na primeira batalha dos Guararapes (19 de abril). Salvador retoma aos holandeses Luanda (agosto), Benguela e São Tomé.

1649 - Francisco Barreto ganha a segunda batalha dos Guararapes (19 de fevereiro). Criação da Companhia do Brasil (março)

Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola; 1602-1686 - Página 425 - Thumb Visualização
Formato
Texto