Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola; 1602-1686

e partida de sua primeira frota sob o comando do conde de Castel-Melhor (novembro). Salvador faz as pazes com o rei do Congo. Witte de With faz-se à vela, de volta para a pátria.

1650 - A esquadra realista do príncipe Rupert procura refúgio em Lisboa. Blake bloqueia o Tejo e barra a passagem para Lisboa à frota do Rio (setembro). Morre o Stadhouder Guilherme II.

1651 - A frota procedente da Bahia chega sã e salva a Lisboa; mas uma parte da "armada real" que a comboiava perdeu-se numa tormenta ao largo dos Açores (janeiro). D. João IV propõe-se a fazer as pazes com Cromwell.

1652 - Salvador parte de Luanda, de viagem para o Rio (março). Funda o Colégio dos Jesuítas em Santos e regressa a Portugal com a frota do Brasil. Irrompe uma guerra entre a Inglaterra e a Holanda.

1653 - Os jesuítas retornam a São Paulo (maio). A frota brasileira de Pedro Jacques de Magalhães e Francisco de Brito Freire parte de Lisboa (outubro).

1654 - (janeiro) Recife e todas as outras praças-fortes dos holandeses no Brasil rendem-se aos portugueses. Salvador é encarregado da defesa marítima de Lisboa. Diktat de Westminster, de Cromwell, com Portugal (julho).

1656 - D. João IV ratifica, com relutância, o tratado de 1654 com a Inglaterra (maio). Morte de D. João IV (novembro). Sobe ao trono D. Afonso VI (aos 13 anos de idade), sendo a regência exercida por Dona Luísa de Gusmán. Blake destrói a frota espanhola em Santa Cruz.

1657 - A Holanda declara guerra a Portugal e os holandeses bloqueiam o Tejo (outubro-novembro). Os espanhóis apoderam-se de Olivença e Moura, mas a praça é reconquistada pouco tempo depois.

1658 - Os portugueses fazem o cerco de Badajoz, sem resultado. Os espanhóis libertam a praça e fazem o assédio de Elvas. Voltam os paulistas a atacar as missões do Paraguai. Guerra entre a Holanda e a Suécia. Descobre-se ouro em Paranaguá, onde alguns achados já haviam sido feitos em 1629 e 1648.

1659 - Vitória dos portugueses em Elvas (janeiro). Salvador volta ao Rio como capitão-general da Repartição do Sul. Dá início à construção do galeão "Padre Eterno". Expedição malograda

Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola; 1602-1686 - Página 426 - Thumb Visualização
Formato
Texto