Antônio Conselheiro e Canudos

do ouro. Os couros rendem, em seu tempo, mais de quatro vezes o que dá o pau Brasil.(48) Nota do Autor

O gado caprino é o mais fecundo e mais resistente às variações do clima. A cabra concebe aos sete meses de idade. A gestação é de cinco meses e pare ordinariamente duas crias. Alimenta-se por assim dizer de qualquer coisa.

A pele da cabra do Nordeste do Brasil é das melhores do mundo.(49) Nota do Autor Concorrem para tanto o sol, o calor, a luz e a liberdade pela ausência de cercas de arame farpado, que por vezes furam a pele do animal, tornando-a imperfeita. É grande a sua exportação para o estrangeiro. A indústria europeia e a americana com a pele da cabra preparam couro finíssimo como o chagrin, o marroquim, a camurça, o conhecido couro da Rússia e o pergaminho.

A cabra, diz Silva Melo, "refugiou-se nas paragens mais incultas para viver à lei da natureza".(50) Nota do Autor

Não requer cuidados especiais; as plantações e roças e roupas é que delas devem ser protegidas.

A cabra integra e vai além daquele período que mestre Capistrano de Abreu denomina civilização do couro.(51) Nota do Autor

O grosso da população de Belo Monte trabalha na indústria da pele de cabra. É ocupação para muita gente pelos dias a fora. Para isto, uns empregam o tempo no campo ou nos currais. Outros no abate dos animais e no cuidado de extrair o couro sem danificá-lo, perfeito. O surrador de pelames prepara-os para a secagem ao sol. Das redondezas vem o sal para suprir os numerosos curtumes à beira do Vaza-Barris.(52) Nota do Autor.

Antônio Conselheiro e Canudos - Página 215 - Thumb Visualização
Formato
Texto