"e, ladeando-a nos braços fortes de um crente possante, grande cruz da madeira, alta com um cruzeiro."(49) Nota do Autor
Mais adiante: "alguns, como nas romarias piedosas, tinham às cabeças as pedras dos caminhos, e desfiavam rosários de coco".(50) Nota do Autor "Eram muitos."
"A multidão aproximou-se, tudo o indica, até beirar a linha de sentinelas avançadas. E despertou-as."(51) Nota do Autor
Toda esta descrição é de Os Sertões. Omitimos a passagem em que Euclides afirma que os combatentes de Canudos "se perdiam", ou melhor, se escondiam "no grosso dos fiéis". Omitimos também que as guardas avançadas do exército nacional, "estremunhando, surpresos, dispararam à toa as carabinas". Tais passagens são inverossímeis, são afirmações que não convencem.
Então eles que marcaram data para vir buscar a madeira; eles que vinham em procissão, rezando o rosário e cantando hinos religiosos; que chegavam já com a luz do sol, quando podiam escolher a noite, que não traziam armamento militar, mas, segundo Euclides, eram "combatentes armados de velhas espingardas, de chuços de vaqueiros, de foices e varapaus"(52) Nota do Autor (tão inverossímil que se supôs serem bem armados pelos monarquistas!); que sabiam da chegada da força militar e tinham espiões em Uauá consoantes o mesmo Euclides(53) Nota do Autor — é possível que constituíssem força atacante, força que tomava a ofensiva?
Na verdade, as sentinelas avançadas, nervosas e apavoradas, foram afoitas e imprudentes ao atirar sem qualquer averiguação e sem ordem do comando. Estava longe ainda a procissão.
A resposta está no resultado:
"Os matutos conjuntos à roda dos símbolos sacrosSantos, no largo (da vila), começaram de ser fuzilados em massa". Afirmação de Euclides, que continua: "Baquearam em grande número: e tornou-se-lhes a luta desigual a despeito da vantagem numérica. Batidos pelas armas de repetição, opunham um disparo de clavinote e cem tiros de Comblain."(54) Nota do Autor E continua longa a descrição do grande estilista e ex-militar a mostrar, com vocabulário específico, o manejo moroso das armas grosseiras dos canudenses."(55) Nota do Autor