Quebra-quilos. Lutas sociais no outono do Império

Estava no interior de Pernambuco a Companhia de Infantaria de Santa Catarina, e o 18° Batalhão de Infantaria da Bahia seguira para a Paraíba, sob o comando do capitão José Longuinho da Costa Leite.

Não haviam se transformado, entretanto, em realidade as apreensões dos proprietários do interior e pessoas ligadas ao Governo de Pernambuco. João Pedro Carvalho de Moura, então na Presidência da Província, em longa exposição ao Ministro da Guerra, datada de 14 de agosto de 1875, dizia que as manifestações que apareceram no mês de julho não podiam ser atribuídas a um sentimento de hostilidade nem ao propósito de alterar a ordem pública, mas a simples desconfiança de um aumento de sacrifícios pessoais. O Presidente pernambucano registra, contudo, as circunstâncias de que os mesmos sentimentos atuaram sobre as autoridades policiais subalternas e paralisaram sua ação.

Carvalho de Moura, na sua contraditória porém altamente significativa exposição, diz, referindo-se ao problema do envio das tropas, que não atendeu às constantes requisições de destacamento de linha, que lhe eram feitas pelas autoridades do interior, porque o emprego da força poderia também alarmar a população e modificar as suas disposições, "animando-a a praticar actos de resistencia pela esperança de que não poderião ser contidas desde que se apresentassem simultaneamente em diversas partes da Provincia" (12) Nota do Autor,

Revela-se Moura um governante da Renascença italiana no Nordeste brasileiro. Suas atitudes são pensadas, obedecem a certos princípios florentinos, quando diz: "limitei-me a recomendar as autoridades locais que promovessem a execução da sobredita lei procedendo de modo a consiliar a moderação com a finalidade de uma firmesa e procurando desvanecer as desconfianças do povo. Reservei-me porem, lançar mãos dos meios energicos nos lugares onde os factos mostrassem a necessidade de sua aplicação" (13) Nota do Autor.

Realmente, o Governo da Província mandara, inicialmente, seguirem apenas dois destacamentos, um de 20 pares de linha e outro de 25, o primeiro para Ingazeira e o segundo para Paracatu. Reservara o grosso de suas forças para o futuro mais ou menos incerto da reação das populações do interior ao alistamento. Estavam chegando notícias desagradáveis de Alagoas e da Paraíba.

Em Panelas, editais que haviam sido afixados na coletoria foram manchados com sangue por grupos de pessoas que, sendo

Quebra-quilos. Lutas sociais no outono do Império - Página 191 - Thumb Visualização
Formato
Texto