Quebra-quilos. Lutas sociais no outono do Império

analfabetas, os confundiram com listas de recrutamento; simbólica e violentamente, externaram assim o seu protesto. Ao mesmo tempo circularam boatos de que o juiz de paz seria agredido por ocasião da reunião da junta e que a mesma seria impedida, com violências, de instalar-se.

O próprio juiz, em virtude de ser a pessoa mais visada ou por ter realmente comprovado o clima de intranquilidade de sua Cornarca, declarava que havia "exaltação do povo" e "boatos aterradores". O coronel José dos Santos e Silva e o pároco Genésio Valfrido de Sousa Gurjão "foram incansáveis em persuadir as pessoas dos benéficos efeitos da lei e dissuadilas de seus intentos hostis", conforme assinala a exposição de João Pedro Carvalho de Moura, o que indica ser objetiva a observação do juiz de Direito e muito compreensível seu receio.

Em Buíque, também os editais da coletoria foram destruídos por pessoas que os julgavam documentos relativos ao alistamento. A tão complexa e difusa interferência religiosa nas agitações de 1874-1875 aparece nessa cidade, em duas ocasiões: primeiramente, o pároco declara-se impedido e, não havendo quem o substituísse, a junta de recrutamento é obrigada a adiar seus trabalhos; em segundo lugar, tudo indica uma certa conivência dos católicos mais exaltados com os revoltosos contra a Lei de recrutamento. Na sua exposição, João Pedro de Carvalho de Moura registra que "alguns individuos mal intencionados e enfensos à situação procurarão explorar a ignorancia dos povos, creando em seos espiritos prevenções contra a lei do casamento civil e animando-os a attentarem contra o alistamento", É provável que o próprio pároco fosse desses "mal intencionados", coisa que logo chegou aos ouvidos do Governo. Não é simples coincidência que a suspeição arguida pelo pároco seja registrada logo após a informação de uma pública e ostensiva atuação junto à população, contra uma Lei que diminuía as prerrogativas eclesiásticas no que dizia respeito ao casamento.

Em Bom Conselho não houve violências, mas a campanha, no sentido de a população negar nomes para a organização das listas de alistamento, foi feita sob os olhares impotentes da junta.

Em Cimbres, Bonito e São Caetano repetiram-se as ameaças e insultos aos membros da junta. A população de Bonito nem aos inspetores de quarteirão perdoou, e a de São Caetano julgou prudente não se reunir por não ter comparecido a autoridade policial (14) Nota do Autor.

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