dos alistamentos, a ordem e a paz eram obtidas pela "atitude energica das autoridades" como repetiu o Presidente da Província.
Em Triunfo, paralelamente às dificuldades opostas pela população unida contra a execução da Lei, usa-se uma cômoda e singular forma de fuga ao recrutamento: o casamento. Dizia, desconsolado, o juiz da Comarca que, além de não formar listas, julgava que somente poderia fazer o alistamento, se este compreendesse os homens casados, porque apenas nos últimos dois meses haviam sido realizados para mais de duzentos casamentos de homens de 19 a 30 anos de idade.
As notícias que chegaram ao Recife, vindas de Cabrobó, foram mais graves. A junta de alistamento, reunida na Matriz, foi agredida por um grupo armado com cacetes e facas, chefiado por Lino da Costa Araújo, que se apoderou de todos os papéis que ali se encontravam. Da luta então havida resultara a morte de um dos assaltantes, José Vieira. Imediatamente, o Governo de Pernambuco enviou por um vapor da Companhia Pernambucana, vinte praças de linha, sob o comando de um oficial "de plena confiança", até Penedo, com ordens para reunirem-se em Paracatu com a força ali destacada, e dali marchar para Leopoldina, Boa Vista, Ouricuri e Exu, devendo demorar-se nessas cidades o tempo suficiente para que as respectivas juntas procedessem os seus trabalhos (17) Nota do Autor.
Lino Araújo não é um joão-ninguém, um chefe ao acaso. Depreende-se essa circunstância das informações prestadas pelo major Luís Sebastião Moscoso da Veiga Pessoa de que: "não é apoiado pela família em semelhantes desordens, todavia sendo ela grande ou derramada pelas duas comarcas contiguas esta e a do Ouricury bem como na de Barbalha, Provincia do Ceará, não são pouquissimas praças que tem Cabrobó que o poderão abordar e perseguir como deve ser". Não é sem certa razão que o major Vieira Pessoa assinalaria estar a população local "agitada e sem segurança" (18) Nota do Autor.
Em Itambé, tão agitada em novembro de 1874, foram usados processos menos violentos para obstar a execução do alistamento. Durante a noite, desconhecidos arrombaram a Matriz, e, usando ferros, abriram as gavetas existentes no consistório, onde haviam sido guardadas as listas.
A reação contra o alistamento, dada sua extensão e intensidade, indica claramente uma onda de insatisfação e revolta popular. De certa forma é a continuação do movimento Quebra-quilos.