Embora sejam visíveis nas agitações de 1874 e 1875 constantes e desesperados ataques aos cartórios, que pareciam aos sediciosos depósitos dos grilhões que os prendiam às malhas dos poderosos, sugerindo uma certa unidade, a perspectiva global que se tem do movimento é assimétrica e divergente. Se, numa cidade, escravos lutam por uma vaga liberdade, noutras o pequeno agricultor rebela-se na feira contra o novo sistema de pesos e medidas. Em 1874 há recusas sistemáticas de pagamento de impostos; em 1875 reage-se contra o alistamento militar. O que se nota, sobretudo estruturalmente, é que a estabilidade social já atingira níveis comprometedores.
O movimento englobou uma complexa gama de motivações; seus ideais, embora tenham a tônica comum de todas as reivindicações sociais das classes inferiores no passado, refletem agudamente pronunciamentos políticos frustrados, impotentes protestos religiosos e uma amarga e desordenada revolta social. No seu conjunto, os assimétricos episódios dos quebra-quilos constituem uma revolução social refletindo uma crise de estrutura e de produção.
Diversas causas poderiam ser apresentadas como justificativas do excesso das cargas fiscais. Inicialmente convém considerar que se trata da tributação em país de independência recente. Se, por um lado, isso significa a necessidade de se instituir e manter uma máquina administrativa e serviços onerosos, a partir de uma nova realidade política, por outro, significa, também, a continuidade de uma velha fórmula a que estavam habituados os brancos colonizadores dos antigos tempos da Metrópole e da Colônia. Não eram descendentes de portugueses, cobradores por excelência de pesados tributos, os que faziam e formavam o novo governo?
Em 1881, Milet publicaria outro livro, hoje catalogado como obra rara na Biblioteca Nacional(7) Nota do Autor. Estava terminada a revolta dos quebra-quilos, ainda presos alguns dos seus participantes, porém a crise continuava. Diria Milet, analisando os acontecimentos econômicos de 1881 que "como em 1876 e 1878, para a mesma maioria de nossos senhores de engenho, os preços que seus generos obtem nos grandes mercados consumidores, calculados ao cambio de 27 dinheiros, não pagavam os gastos da produção e se eles tem realizado de 1877 para cá lucros, que os levaram a aumentar