Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850

A própria sistemática usada pelos diplomatas americanos na coleta desses "Anexos" e "Adendos" sugere particular cuidado em espreitar os movimentos da Grã-Bretanha no Brasil, onde o tratado de 1810 dava-lhe garantias inéditas, mesmo em relação a outros países novos.

A Pushing Policy dos Estados Unidos no Novo Mundo, de que tanto se queixava Canning, não estaria restrita somente ao comércio ou ao desejo de republicanizar o Novo Mundo. Ela teve um papel a desempenhar na orientação da própria ação britânica no Brasil, palco de embates mais expressivos entre a poderosa Álbion e o desafiador símbolo da revolução no Novo Mundo. É o que este livro se propõe demonstrar.

Antes de encerrarmos este "Prefácio" é bom lembrarmos que, visando dinamizar a consulta, imprimiu-se toda a matéria explanativa ou ancilar, ainda que pertinente, em tipos de tamanho reduzido. O mesmo foi feito com as notas de pé de página, de caráter explicativo, características de teses universitárias, as quais foram mantidas no menor número possível, tendo em geral seu conteúdo sido anexado ao texto básico ou ao explicativo.

A Autora

Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850 - Página 12 - Thumb Visualização
Formato
Texto