Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850

Em 1861, o ministro brasileiro em Washington, futuro barão de Japurá, recebeu do Departamento de Estado a resposta de que a correspondência relativa ao Brasil no ano de 1787, concernente a uma entrevista de Jefferson com um brasileiro, lá não mais se encontrava.

Por sua vez João Ribeiro menciona repetidamente a influência do modelo americano na Inconfidência Mineira, mas também previne seus leitores quanto à falta de preparo dos brasileiros para a imitação prática do mesmo modelo norte-americano, devido à nossa incapacidade para o self-government(8) Nota do Autor.

Não se confina, porém, aos historiadores brasileiros a pouca produção de trabalhos de história política e diplomática do Brasil em suas relações com os Estados Unidos e Grã-Bretanha, nem também se restringe esta parcimônia ao nosso país. Queixavam-se Robin Humphreys e John Lynch, em comunicação apresentada ao XII Congresso Internacional de Ciências Históricas realizado em Viena(9) Nota do Autor, do quanto faltava ainda em matéria de contribuições para a Ciência Histórica, no campo da História Política e Diplomática da América Latina. "As linhas gerais dessa história foram apenas demarcadas"; quase lamentavam ao afirmá-lo, porém, "ainda se está à espera de trabalhos de aferição mais profunda, capazes de esclarecer melhor as circunstâncias em que as nações do Novo Mundo nasceram para a civilização ocidental"(10) Nota do Autor. Admitindo alguma realização já encetada nessa direção, apelavam para que as "tradições previamente estabelecidas por gerações de historiadores norte-americanos, a exemplo de Bancroft, e na Grã-Bretanha por Sir Charles Webster fossem retomadas, porque se isso vier a acontecer, e acontecer precisa, serão levados em maior conta interesses em competição, interesses econômicos, na Europa, nos Estados Unidos(11) Nota do Autor".

Não serão neste trabalho estudados especificamente interesses dos Estados Unidos em competição, mesmo porque a tônica fundamental deste livro é tentar mostrar que na primeira metade do século XIX os Estados Unidos não competem com a Grã-Bretanha:

Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850 - Página 17 - Thumb Visualização
Formato
Texto