Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850

CAPÍTULO I

O PAPEL DA GRÃ-BRETANHA NA PRESERVAÇÃO DA HERANÇA EUROPEIA NO BRASIL

Por volta de 1920 a Grã-Bretanha transpunha no Brasil a última fase de uma proeminência econômica de mais de uma centúria. Transformara-se aqui a empresa britânica durante longo período e ia minguando, logo no início do século XX, melancólica e inexoravelmente. Enlanguescera para ceder lugar à norte-americana, sem que os britânicos, naquela altura, parecessem lutar para mantê-la.

A proeminência da Grã-Bretanha durante tão longo tempo sugere, desde logo, a ideia de haverem trocado de lugar o "velho" e o "novo", porquanto a presença britânica teria sido um fator de "modernização" agindo sobre a sociedade tradicional e agrícola do Brasil.

No entanto, para que se possam apreciar, de fato, as implicações contidas nesse conceito é preciso ter-se uma ideia do que eram "velho" e "novo" na Grã-Bretanha do século XIX. Assim, talvez surja mais luz não somente sobre a história britânica, como ainda sobre as suas relações com a norte-americana e a brasileira, esclarecimento que atende diretamente aos objetivos aqui contemplados.

No plano interno a Grã-Bretanha do início do século XIX assistiu à interrupção das agitações provocadas pelos chamados "jacobinos ingleses", como eram conhecidos os simpatizantes dos ideais da Revolução Francesa, e que foram particularmente ativos em manifestações populares na primeira fase da aludida revolução.

Estes movimentos têm importância especial na medida em que eles congraçaram o inconformismo escocês, a agitação irlandesa e, no plano geral, atraíram em todos os pontos das ilhas britânicas os extremistas whigs, cujos ideais de reforma coincidiam, muitas vezes, com o mesmo ímpeto das revoluções do século XVIII. Especificamente, reivindicações de sufrágio universal, eleições mais frequentes no Parlamento, modificação da lei de libelo para

Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850 - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto