A Revolta dos Marinheiros, 1910

APÊNDICE I

Carta apócrifa enviada em 1949 ao Comandante Luiz de Alencastro Graça, referente ao movimento de 1910, atribuída ao ex-Marinheiro Francisco Dias Martins, "comandante" revoltoso do "Bahia" e mentor da conspiração que levou os marinheiros à revolta.

"Distrito Federal, 5/9/949

Ilmo. Sr. Cte. Luiz A. de Alencastro Graça, respeitosas saudações.

Sr. Comandante, li há pouco, no Diário de Notícias de hoje, pág. 5, colunas 5, 7 e 8, parte superior, o veemente, justo e patriótico protesto de V. S. contra os absurdos apológicos que de vez em quando (felizmente pouquíssimas vezes) homens tidos e havidos como letrados têm feito, em discursos solenes, em ambientes ilustrados, a respeito do pobre e ignorante ex-marinheiro João Cândido.

V. S. tem toda a razão em protestar com tanta veemência, justeza e patriotismo contra estas vozes inconscientes que procuram, vez por vez, entronizar no altar dos heróis da Pátria um pobre coitado analfabeto e rude, que só por acaso se fez coparticipante da revolta dos marinheiros em novembro de 1910.

O autor destas linhas, ex-marinheiro que tomou parte naquela revolta como componente da guarnição do Scout "Bahia", vem espontaneamente fornecer a V. S. um resumo histórico daquela revolta, de cujo resumo V.S. pode fazer o uso que vos convier, certo de que

A Revolta dos Marinheiros, 1910 - Página 221 - Thumb Visualização
Formato
Texto